Dicas para ajudar as crianças a dominar a comunicação

FAMÍLIA
13.2.2020
O poder da comunicação, especialmente dentro de uma família, nunca deve ser subestimado. Uma boa comunicação entre pessoas que moram no mesmo ambiente pode tornar a vida de todos muito mais simples. Menos discussões, menos mal-entendidos e resoluções mais rápidas. Todos os pais querem isso!

Fizemos uma lista com algumas atividades populares que podem transformar o desenvolvimento de habilidades em um evento divertido para toda a família. As crianças nem vão perceber que estão desenvolvendo habilidades fundamentais para a vida enquanto se divertem! 

1. Revezamento - um clássico. Muito usado nas escolas para garantir que todos - mesmo aqueles menos confiantes - tenham a chance de falar e ouvir sem serem interrompido. Pegue algum objeto e transforme-o no "— falante" - pode ser um objeto criado por você mesmo ou uma simples bola, que quando está com alguém, somente essa pessoa pode falar. Os outros devem ouvir, e ouvir com atenção! Um bom exercício é fazer uma pergunta depois da fala de cada pessoa, apenas para demonstrar que as pessoas estão escutando e assimilando o que foi dito.
2. Apresentações divertidas – inevitavelmente, apresentações em público vão fazer parte da vida dos seus filhos e quanto mais cedo eles se acostumarem a falar em público, mais simples a vida será. Essa prática pode ser transformada em uma atividade divertida, como, por exemplo, apresentar pequenas peças de teatro, declamar poemas ou simplesmente falar sobre um programa de TV ou brinquedo favorito diante da família. Você também pode perguntar em instituições ou casas de repouso de sua região sobre datas programadas para encontros, celebrações ou teatro e se oferecer para participar com as apresentações dos seus filhos. 

3. Explique! - Este jogo incentiva as crianças a usarem seu próprio vocabulário para ajudar alguém a entender o que elas estão vendo sem nenhuma ajuda visual. O jogo pode ser transformado em uma atividade com duas equipes, onde uma imagem é mostrada a apenas uma pessoa, que deverá descrevê-la sem nomear diretamente o objeto ou a cena em questão. A descrição deverá ser suficiente para que o público possa recriar a imagem com a maior precisão possível ou adivinhar seu nome (por exemplo, a imagem pode ser a de um hipopótamo e as crianças podem descrevê-lo como um animal grande e cinza que adora água, tem uma boca enorme e as pernas curtas). Este é um jogo incrível para ajudar as crianças a explicarem seu ponto de vista de uma maneira clara, sem ficarem frustradas quando não são compreendidas.
4. Telefone sem fio - outro clássico. Organize os participantes sentados juntos em um círculo e comece com frases curtas e simples. Uma pessoa fala a frase no ouvido da pessoa sentada ao seu lado e assim por diante, sem deixar que ninguém mais ouça. A frase só pode ser pronunciada uma única vez -  então, é importante escutar com atenção! Quando a frase chegar à última pessoa da roda, ela deve pronunciá-la em voz alta para que o grupo a compare com a frase original – gargalhadas garantidas!

5. Debate – é uma ótima maneira de fazer as crianças pensarem por si próprias, participarem de um debate saudável e verem as coisas sob diferentes perspectivas. Prepare uma seleção de temas a serem debatidos – por exemplo, escreva os temas em pedaços de papel e coloque-os em um caixa ou sacola. Selecione um tema aleatoriamente e peça às crianças que se revezem discutindo a favor e contra o tema. Mesmo que não concordem, elas precisam fazer todo o possível para defender aquele ponto de vista – e, assim, elas também têm a chance de experimentar o outro lado de uma questão. Peça a alguém, talvez você mesmo, que atue como “juiz” para escolher o argumento mais convincente e organize pequenos prêmios como recompensa para que elas tentem dar o melhor de si.
6. Como acabar com o “hum” - A maioria das crianças passa por uma fase de usar muito expressões como “hum”, “tipo”, “ãh”. Estas expressões são muletas linguísticas usadas para preencher espaços vazios durante o discurso. Esta é uma atividade interessante para estimular a fala com mais fluência. Peça às crianças para falarem por alguns minutos sobre algum de seus temas favoritos, pode ser sobre algum hobby ou brinquedo ou sobre um tema aleatório sorteado. Se alguma dessas expressões for usada, ela perde a vez e a fala passa para a próxima pessoa. Este jogo não só as ajuda a falar de forma mais eloquente, como também aumenta a confiança. Você também pode dar prêmios ou até “castigos” divertidos, como perder uma de três vidas a cada vez que uma expressão assim for usada, para que a brincadeira fique mais parecida com um jogo. Existem muitos outros jogos centrados na fala que você pode fazer com a sua família para ajudar seus filhos a terem confiança e clareza na comunicação - sem que eles percebam. Vai ser muito divertido!

Crie memórias: fornos embutidos

Formato HomeMade A tradicional forma arredondada é uma das características mais vantajosas dos fornos Gorenje. Inspirada nos fornos a lenha tradicionais, ela permite que o ar quente se movimente livremente. Como o alimento é aquecido de modo uniforme e por todos os lados, ele fica sempre perfeitamente cozido: crocante por fora e suculento por dentro.

You might also like to read: