fechar
...

Refrigerador fazendo barulho? Aqui está o que você precisa saber!

DIA-A-DIA
26.5.2021
Sempre que um aparelho começa a emitir sons estranhos, pode não ser à toa. Você pode ficar alarmado com isso, mas não entre em pânico - ligue para o atendimento ao cliente. Principalmente no caso dos refrigeradores. A maioria dos fabricantes desse tipo de aparelho explica no Manual do Usuário que alguns ruídos são perfeitamente normais e são causados ​​pela diferença de temperatura entre o interior frio do aparelho e o ambiente externo quente.

O resfriamento em refrigeradores e freezers é proporcionado por um sistema de refrigeração com compressor (alguns aparelhos também incluem um ventilador) que causa algum ruído. O nível de ruído depende da instalação, do uso adequado e da idade do aparelho. Logo depois de ligar o aparelho, o ruído operacional (ou fluxo de refrigeração) pode ser mais alto por algumas horas. Isso não é um sinal de problema de funcionamento ou avaria e não afeta a vida útil do aparelho.

O ruído do refrigerador pode aumentar temporariamente devido à maior carga no sistema de refrigeração, quando a porta é aberta com frequência ou por um longo período de tempo, quando uma grande quantidade de alimentos é armazenada e/ou quando o congelamento intensivo ou função de resfriamento são acionados.

Um zumbido é perfeitamente normal

Uma coisa a lembrar: todas os refrigeradores fazem algum tipo de barulho. Normalmente, eles fazem um zumbido. O zumbido é seu ruído característico. Outro barulho normal é um gorgolejo, um tipo de borbulhar, causado pelo gás de refrigeração fervendo no evaporador, que é o modo como o refrigerador é resfriado.

Outros ruídos estranhos, diferentes destes, podem indicar um problema, especialmente se forem acompanhados por outras questões. Caso você note que os alimentos não estão sendo resfriados adequadamente ou que o mecanismo de fabricação de gelo não está funcionando, é necessário um olhar mais atento. Você mesmo pode realizar um diagnóstico básico e talvez solucionar o barulho do refrigerador sozinho antes de chamar uma assistência técnica. 

Que ruídos precisam de atenção, então?

Um som crepitante provavelmente é um alarme falso, assim como ruídos de estalo

Um som crepitante saindo do refrigerador pode parecer assustador, embora possa ser explicado facilmente. Na maioria dos casos, é apenas água pingando no aquecedor de degelo. Nenhuma preocupação real aqui.

Barulhos de estouros e estalos também podem parecer assustadores. Mas também são bastante comuns em ambientes quentes e podem ser atribuídos à expansão e contração das peças internas do aparelho à medida que o refrigerador muda de temperatura, isso não exige nenhuma ação de sua parte.

Ruídos mecânicos não são necessariamente um sinal de problema

A maioria das pessoas associa ruídos mecânicos (mais) altos com problemas em peças. Um som barulhento vindo do fundo do refrigerador é assustador. Uma vez que é aqui que se encontra o “motor” do aparelho, o barulho provavelmente está relacionado à ventoinha do condensador ou ao compressor. Os dois precisam de limpeza periódica, como você pode constatar rapidamente olhando a parte de trás do refrigerador, coberta de poeira.

Uma limpeza simples e a remoção, com uma escova macia, do pó e outros detritos que possam ter se acumulado entre as pás do ventilador podem resolver o problema. Certifique-se de tirar o refrigerador da tomada antes de limpá-lo ou de tentar qualquer reparo.

O que é esse chocalho?

Ocasionalmente, podem ocorrer ruídos estranhos ou altos incomuns durante o funcionamento do refrigerador - na maioria das vezes, são resultado de uma instalação incorreta. Todo refrigerador deve ficar plano e estável sobre uma superfície sólida, sem tocar na parede ou nos elementos adjacentes. Caso você ouça algum barulho parecido com um chocalho, verifique se os componentes internos estão posicionados corretamente - pode ser que latas, garrafas ou outros recipientes estejam se tocando e causando o barulho.

Tem um pássaro no meu refrigerador!

Se seu refrigerador estiver fazendo sons semelhantes a assobios, chiados ou chilreios, o ventilador do evaporador pode estar com defeito. Como esse ventilador geralmente está localizado na parte de trás do freezer, pode ser uma boa ideia chamar um técnico, caso você não esteja acostumado a consertar dispositivos elétricos por conta própria. Se estiver, você pode tirar o refrigerador da tomada, verificar se há sinais de desgaste, danos ou corrosão no ventilador, nos fios e em todos os componentes próximos. Eles podem precisar ser substituídos.

Luz com zumbido

Não é apenas nos filmes de terror que quase todas as luzes de néon fazem sons de zumbido. É bastante comum ouvir um zumbido elétrico se a luz do seu refrigerador estiver prestes a queimar. Verifique no manual do usuário se você mesmo pode substituir a lâmpada.

Som de clique

Se você moveu seu refrigerador recentemente e ele emitiu um som de clique, isso pode ser sinal de alguma conexão quebrada impedindo o mecanismo de fabricação de gelo de funcionar. Um clique vindo do dispositivo de gelo também pode significar que a válvula da linha de água está solta ou não conectada ao abastecimento de água.

Batidas na sua carteira

Um dos sons que você gostaria de nunca ouvir no seu refrigerador é o de batidas, pois provavelmente está associado a problemas no condensador, ou o motor do ventilador não está funcionando corretamente. Esses tipos de problema exigem um reparo que pode ser caro.

Compre um refrigerador (praticamente) silencioso

Se você não é fã de eletrodomésticos barulhentos, sugerimos que preste atenção ao nível de ruído em que seu novo refrigerador irá operar. A Gorenje tem alguns dos refrigeradores mais silenciosos do mercado. Basta dar uma olhada na linha IonAir de refrigeradores e freezers equipados com função de circulação de ar multipontos, a MultiFlow 360. A intensa circulação de ar leva a uma temperatura estável e uniforme em todo o compartimento do refrigerador. Em comparação com os sistemas convencionais, o MultiFlow resfria os alimentos com mais eficiência, mantendo o frescor, o aroma e os nutrientes das frutas, verduras, legumes e carnes por muito mais tempo. Na gaveta ZeroZone, esta tecnologia garante que a temperatura esteja sempre em torno de 0°C.

E, melhor ainda, os mais novos refrigeradores de Gorenje produzem apenas cerca de 35 dB de ruído durante o funcionamento. Colocando as coisas em perspectiva: um sussurro leve equivale a 30 dB de ruído e a conversa normal, a 60 dB. Pela ausência de ruído, você mal saberá que o refrigerador está funcionando.

Sem gelo. Sem problemas.

Sem gelo: Esqueça o acúmulo de gelo nas paredes do interior do seu refrigerador combinado. Acabou a necessidade de descongelar e limpar frequentemente o seu aparelho. Além disso, como não há mais acúmulo de gelo, o consumo de energia permanece baixo.

Mais espaço: Diga adeus ao gelo acumulado que impede a visão de seus produtos congelados e ocupa um espaço precioso. A partir de agora, você pode desfrutar da visão “livre de gelo” do interior do seu freezer.


Você também pode gostar: