O que você deve saber sobre uma despensa?

CASA
6.5.2020
A despensa é um daqueles cômodos da casa que quase todo mundo acha útil. Há quem diga que, em um apartamento pequeno, uma despensa ocupa muito espaço, mas, por outro lado, sempre sentimos falta dela quando arrumamos a cozinha e simplesmente não temos onde guardar as coisas.

A maioria das casas tem um depósito e/ou uma despensa, assim como os prédios de apartamentos mais antigos também tinham. Depois, vieram anos de construção em que esse espaço oculto, mas extremamente útil, foi deixado de lado. Agora, as despensas estão de volta, e com razão.

Não tenho despensa, o que devo fazer?
Quem não tem uma despensa pode encontrar ou criar a sua própria. Talvez haja espaço para um armário extra na cozinha ou no corredor, por exemplo. Caso contrário, o “local para armazenamento de alimentos” poderia ser organizado no porão ou subsolo, mas essa solução não é muito conveniente, pois você precisaria usar as escadas ou um elevador toda vez que quiser alguma coisa.
A localização mais apropriada para uma despensa é o Norte ou o Leste - pelo menos de acordo com especialistas em Feng Shui. O espaço deve ter uma janela, de preferência oposta à porta, para que a despensa tenha uma boa ventilação. Se isso não for possível, deve-se providenciar um sistema de ventilação eficaz, seja por meio de um duto de ar ou de uma abertura que atravesse a parede até o exterior e permita a circulação de ar fresco. Uma iluminação adequada também deve ser instalada, especialmente se não houver janelas na despensa.

Mantenha a ordem!
Independente de onde estiver localizada, a despensa deve ser mantida sempre limpa e em ordem. Assim, você não ficará de mau humor toda vez que abrir a porta. Se derrubar alguma coisa ou deixar algo cair, limpe e reorganize imediatamente.

Uma despensa é um lugar adequado para armazenar produtos alimentícios de pouco uso, panelas e utensílios utilizados com pouca frequência e suprimentos de alimentos. Você também pode usar a despensa para guardar alguns alimentos frescos, como batata e cebola, e para armazenar quantidades maiores de alimentos que possuem prazo de validade mais longo, como massa, arroz, cereais, açúcar e farinha, além, claro, das conservas que você prepara com frutas e legumes sazonais.

Tenha um sistema
Antes de organizar a despensa, faça um esboço simples do layout dela, pois isso permitirá que você aproveite bem o espaço. Uma maneira de economizar espaço é optar por portas de correr em vez de portas comuns. Também para obter o máximo de espaço possível, instale prateleiras do chão até o teto. Se possível, escolha prateleiras com altura ajustável e com capacidade de carga suficiente para o uso pretendido. Lembre-se de manter um bom espaço entre as prateleiras, independente da profundidade delas, pois isso permitirá que você gire, incline e procure os produtos com facilidade.

Organize os itens em uma ordem que faça sentido para você. Alimentos embalados, como farinha, cereais, arroz, flocos e similares, ficam melhor organizados se colocados em recipientes transparentes com uma boa tampa. Você pode usar recipientes de vidro ou plástico para armazenar estes itens. É importante que eles fiquem bem fechados para que os alimentos permaneçam frescos e protegidos dos insetos que gostam de se instalar na despensa. Se os recipientes forem transparentes, o conteúdo ficará visível, o que facilitará ainda mais a organização.

Os itens devem ser dispostos nas prateleiras de uma maneira lógica. Os alimentos com vida útil mais longa ficam na parte de trás e os produtos perecíveis, na frente. Marque o prazo de validade e o tipo de conteúdo nos recipientes e embalagens, quando necessário. Embora a maioria dos alimentos seja reconhecível - por exemplo, é difícil confundir arroz com qualquer outra coisa -, alguns podem ser facilmente confundidos. Em particular, tipos diferentes de farinha, polpas e grãos. Marque-os claramente para evitar surpresas negativas. Para os alimentos em embalagens menores, como especiarias, considere o uso de caixas ou cestos organizadores.

O Refrigerador Gorenje Retro Special Edition, inspirado na lendária van T1 da Volkswagen, mais conhecida como “Kombi”, sem dúvida evocará uma sensação dos anos 50 com sua cor azul-claro e bordas suaves e arredondadas. Além de dar um toque retrô à sua casa, ele vai conquistar seu coração com sua praticidade e o que há de mais moderno em tecnologia, tornando-se um item indispensável na sua cozinha. 

Você também pode gostar: