fechar
...

Passeando? Que alimentos você deve levar na estrada e como acondicioná-los?

ALIMENTAÇÃO
15.7.2021
A maioria das pessoas e famílias gosta de escolher petiscos doces e salgados do tipo mais prático para desfrutar durante uma viagem. Isso é um erro, pois esse tipo de petiscos é inadequado - eles nos deixam com sede e as crianças ficam ainda mais inquietas. O manuseio higiênico dos alimentos e, claro, a lavagem das mãos, também devem ser sempre lembrados.
Com as opções de voos severamente limitadas este ano, muitas famílias optarão por uma viagem de carro até seu destino de férias. Chegar a ele também pode incluir uma ou mais paradas para comer. O que comer no caminho para as férias quando há crianças com “fome de doce” no carro?

Os especialistas afirmam que os doces são a solução menos adequada nesses casos, pois deixam as crianças inquietas, o que dificulta a vida de todos, especialmente do motorista. Lembre-se de que alimentos muito salgados e doces desidratam o corpo, por isso é melhor evitá-los em viagens (mais) longas. Mas a lista de recomendações não termina por aí. Ao viajar de carro ou ônibus, é aconselhável evitar massas, pães e qualquer tipo de alimento feito com farinha branca. Esses alimentos têm um alto índice glicêmico e provavelmente provocarão sonolência após sua ingestão.

O que se deve comer em vez disso, então? No caso de você querer “manter a simplicidade”, alguma imaginação também ajudará. Se você não consegue ficar sem sanduíches, por exemplo, prepare lanches que sejam o mais leves e suculentos possível. Alface, couve, pimentão, pepino e ervas são alimentos muito saborosos e, acima de tudo, saudáveis. E caso você pare em um restaurante no caminho, atenha-se à dieta saudável.

Coisas para se ter em mente

Os especialistas em nutrição recomendarão que você evite colocar tomate nos sanduíches, pois eles encharcam o pão rapidamente. Se vocês são uma família que adora tomates, vocês podem simplesmente levá-los e comê-los separadamente. Ao viajar, os embutidos também não devem fazer parte da lista de alimentos. Por quê? Porque eles são salgados e provocam muita sede. Em vez disso, os especialistas em nutrição sugerem comer peito de frango assado caseiro, assado ​em casa. Lembre-se de adicionar cuscuz, trigo sarraceno e/ou cereais às saladas de pepino e tomate, caso contrário, elas podem se transformar rapidamente em uma mistura flutuante que provavelmente terminará no lixo.

Petiscos para as crianças

Você pode substituir os petiscos não saudáveis ​​por frutas e vegetais bem preparados. As crianças também vão adorar qualquer tipo de petisco colorido. Combine-os com queijo e nozes. Alguns ótimos combos alimentares são pera com queijo ou uva com queijo; a melancia é amiga da uva, e a nectarina vai bem com abacaxi. Se você estiver preparando uma salada de frutas, considere adicionar hortelã, erva-cidreira ou sálvia fescas, para proporcionar ainda mais frescor à combinação. Caso você esteja procurando um lanchinho mais energético, presenteie-se com uma barra de cereal ou uma mistura de nozes e frutas secas.

Hidratar é importante

O corpo humano precisa de bastante líquido, especialmente quando em movimento ou fazendo alguma atividade. Se você se cansa de ficar bebendo água pura durante a viagem, que é a opção mais recomendada, opte por sucos de fruta saudáveis. Sem adição de açúcar, claro. Uma boa ideia é preparar limonada para a estrada: esprema limão na água, acrescente algumas ervas frescas (hortelã, erva-cidreira) ou umas gotinhas de xarope de sabugueiro (elderberry syrup). O suco caseiro também é uma boa bebida para viagens: faça um purê com qualquer fruta, espremendo-a em uma peneira ou misturando diferentes frutas. Adicione água e, também, um pouco de suco de limão para evitar que a fruta escureça.

Se tiver um espremedor de frutas, você também pode espremer várias frutas e vegetais e preparar um chá gelado caseiro. Os chás gelados são extremamente refrescantes e combinam bem com vários sucos de frutas e suplementos de ervas. Rooibos ou romã funcionam bem para chá gelado. Se você fizer chá de ervas, adicione um pouco de suco de limão; do contrário, ele escurecerá com o tempo e será menos atraente para beber. Caso a família tenha uma queda por doces, um pouco de mel (com moderação) pode ser usado para adoçar.

Preste atenção na preparação dos alimentos

Qualquer comida para viagem deve ser acondicionada em embalagens limpas, impermeáveis e próprias para alimentos. Alimentos crus (como carne, ovo) ficam melhor armazenados separados dos alimentos cozidos e fatiados, e também separados dos alimentos que são consumidos crus (frutas, vegetais). É melhor armazená-los no fundo da bolsa térmica ou em uma bolsa separada.

Uma atenção maior deve ser dada aos alimentos que precisam ser armazenados em temperaturas baixas, como leite e laticínios, alimentos tratados termicamente e prontos para comer, e carne fresca. Para viagens mais longas, é melhor ter duas bolsas térmicas, uma para as bebidas e comidas a serem consumidas durante a viagem e outra para a comida que que será utilizada depois de chegar ao destino. Limpe bem a bolsa térmica antes de usá-la, para evitar uma possível contaminação dos alimentos durante o transporte. Antes da partida, coloque os alimentos perecíveis, que foram previamente armazenados no freezer e na geladeira, em uma bolsa térmica refrigerada. Coloque a bolsa térmica no local mais frio do carro e evite que ela seja exposta à luz solar direta.

A má higiene das mãos pode arruinar um feriado

Em viagens para países ou destinos estrangeiros, a higienização das mãos deve ser de grande importância, para que suas férias não sejam prejudicadas por alguma infecção, principalmente doenças intestinais. Caso suas mãos não possam ser lavadas com água corrente e sabão, use lenços de limpeza ou desinfetantes.

E os sucos? É melhor evitá-los. Se você acha que você ou seu filho não podem fazer a viagem ou uma caminhada sem eles, escolha sucos de fruta 100% naturais e dilua-os, de preferência na proporção de 2 unidades de água para 1 unidade de suco.

Aproveite sua viagem e suas férias!

Você também pode gostar: