Desafio de verão: piquenique sem resíduo

FAMÍLIA
20.7.2020
Um piquenique ou qualquer outra celebração geralmente acaba com uma enorme quantidade de resíduo. E você acaba tendo um trabalho adicional de limpeza e remoção desse lixo. Então, um piquenique pode ser um evento sem resíduos? Vamos tentar minimizá-los?
 
O lugar certo para o papel

Vamos começar com alguns princípios básicos. Onde você deve descartar os pratos de papel usados (é claro que não estamos usando plástico)? A maioria das pessoas descarta junto a outros resíduos de papel. Mas não é este o lugar deles! Os pratos de papel usados devem ser descartados como lixo orgânico. Por quê? Porque o papel se decompõe e a comida também. Segundo as fábricas processadoras de lixo, os resíduos orgânicos são tratados termicamente e é formado um composto. Não apenas os pratos, mas também os copos e utensílios de piquenique feitos de materiais biodegradáveis devem ser descartados como lixo orgânico.
 
Compre a granel, use coisas que podem ser recicladas

E os itens que não são degradáveis como o papel? Quando um piquenique termina, normalmente restam latas, garrafas e embalagens. Todos estes resíduos também podem ser manejados e descartados da forma correta. 
Você também pode planejar um pouco melhor o seu piquenique. Cerveja e vinho podem ser encomendados em barris. Existem barris retornáveis e que podem até ser devolvidos cheios ao fabricante ou loja, se não forem usados. Os sucos podem ser preparados por você mesmo ou comprados em garrafas de vidro. Claro, o vidro é um pouco pesado, mas vale a pena, pois não afeta o meio ambiente de maneira negativa. As garrafas podem ser reutilizadas ou recicladas. E se precisar de canudos, use os de papel ou de metal, ao invés dos de plástico. 
 
A decoração é “verde”?

Você ainda usa balões para decorar? Você sabe onde eles acabam? É preciso muita água e energia para fazer balões, que são usados apenas por algumas horas antes de terminarem em um aterro, onde levarão anos para se decompor.
 
Mas isso não significa que a decoração esteja fora de questão. Temos algumas ideias! Você pode fazer um varal de fotos usando um cordão simples para pendurá-las - todo mundo vai adorar vê-las. Outra ideia é usar bandeirinhas de tecido. Fica divertido e podem ser reutilizadas facilmente. Aliás, você pode até tentar fazer você mesmo!
 
Seja persistente

Reduzir resíduo, lixo e desperdício é um processo. Toda mudança, mesmo que pequena, mas permanente, é um grande passo à frente. Tente viver com menos desperdício, por um tempo, você vai adorar.
O Refrigerador Gorenje Retro Special Edition, inspirado na lendária van T1 da Volkswagen, mais conhecida como “Kombi”, sem dúvida evocará uma sensação dos anos 50 com sua cor azul-claro e bordas suaves e arredondadas. Além de dar um toque retrô à sua casa, ele vai conquistar seu coração com sua praticidade e o que há de mais moderno em tecnologia, tornando-se um item indispensável na sua cozinha. 

Você também pode gostar: