No dia 19 de outubro, a fábrica de eletrodomésticos de cocção da Gorenje produziu o milionésimo eletrodoméstico de cocção deste ano. Nunca, na história da Gorenje, tínhamos chegado a este marco anual tão rapidamente, pois normalmente atingimos um milhão de aparelhos fabricados somente no final de dezembro. Doamos o eletrodoméstico de cocção do jubileu a nossa colega Dragica Senić, da fábrica de galvanização.
Os pedidos e, consequentemente, os volumes de produção, aumentaram após a aquisição da Gorenje e a chegada do novo proprietário, a Hisense, de modo que no ano passado fabricamos o milionésimo aparelho muito antes que de costume (em novembro) e, este ano, apesar de uma grave crise devido à pandemia do coronavírus, quando em março tivemos que fechar as fábricas por três semanas, o milionésimo eletrodoméstico de cocção foi produzido já no dia 19 de outubro.
“No início do ano, quase perdemos a esperança devido à situação do coronavírus, já que, da noite para o dia, os pedidos caíram para praticamente zero”, diz Rok Borovnik, da área de Planejamento de Produção da fábrica de eletrodomésticos de cocção. “No entanto, retomamos rapidamente, o comercial assegurou novos pedidos e, com base nos bons resultados do aumento da produtividade e do ótimo trabalho de nossos funcionários de produção, compensamos imediatamente o atraso e cumprimos com nossas obrigações para com o Departamento Vendas e, portanto, para com nossos clientes.”
Em agosto, recebemos uma quantidade recorde de pedidos; para certos tipos de eletrodomésticos, até 25% a mais do que no ano passado. De julho a agosto de 2020, as quantidades aumentaram de 110.000 aparelhos por mês para mais de 180.000 aparelhos e, a partir daí, só aumentaram ainda mais. Em setembro, atingimos um recorde de 184.324 eletrodomésticos de cocção fabricados. Como resultado, também fabricamos o milionésimo aparelho em 19 de outubro, estabelecendo, assim, um novo marco na produção da Gorenje. Mas já temos novos recordes a caminho, pois a quantidade anual de eletrodomésticos de cocção produzidos (1.373.000) será a maior até hoje (no ano passado, produzimos 1.200.000 aparelhos). Nós já atendemos nossos pedidos até março de 2021, o que é muito animador para o futuro da fábrica de eletrodomésticos de cocção.
“Nós doamos o milionésimo eletrodoméstico de cocção produzido - um forno - a nossa colega Dragica Senić, da fábrica de galvanização, e este foi também um gesto simbólico para mostrar que a fábrica de galvanização agora faz parte da fábrica de eletrodomésticos de cocção, e não apenas formalmente - ela é o coração da produção de eletrodomésticos de cocção. Juntos formamos uma equipe, e por meio do trabalho em equipe, nos esforçamos para crescer e melhorar os resultados”, disse Jernej Heindl, diretor da Fábrica de Eletrodomésticos de Cocção. “Estamos muito orgulhosos pelo marco que alcançamos e já estamos, ousadamente, mirando metas novas e ambiciosas. Parabéns a toda a equipe de eletrodomésticos de cocção, que, com seu compromisso e dedicação em condições difíceis, demonstrou que podemos enfrentar até mesmo desafios dessa grandeza”.
A funcionário Dragica Senić, que foi, com a ajuda do sindicato, escolhida como destinatária do milionésimo eletrodoméstico de cocção, é funcionária da Gorenje há 36 anos e meio, trabalhando todo o tempo na fábrica de galvanização. “Definitivamente, nosso milionésimo aparelho está indo para a pessoa certa”, disse Zlatko Svečko, chefe da fábrica de galvanização Galvana. “A Dragica é uma marca registrada da Galvana e com seu conhecimento, precisão e diligência, ela é respeitada em seu ambiente de trabalho e transmite tudo isso com sucesso aos colegas mais jovens”.
“Estou muito orgulhosa pela nossa conquista e estou feliz por ter sido escolhida para este prêmio, eu realmente não esperava”, disse Dragica Senić. “Trabalho na Galvana desde 1984 e, desde o início, trabalho também em turnos noturnos, aos sábados, nunca recusei trabalho. Tenho orgulho do meu trabalho e do fato de termos conseguido estabelecer novos recordes este ano, apesar de uma situação tão difícil”. E qual será o primeiro prato delicioso feito no novo forno combinado 3 em 1 da Dragica (convecção, vapor e micro-ondas em um único aparelho)? “Meu marido é que vai poder dizer isso, porque é ele quem cozinha a maior parte do tempo, eu fico com a limpeza”, riu Dragica.