Arquivo de notícias

Terça-feira, 2. Outubro 2018, Brdo pri Kranju, Eslovênia.

“Oscar de Inovação” por duas inovações do Grupo Gorenje

“Oscar de Inovação” por duas inovações do Grupo Gorenje

No Innovation Day 2018, o Grupo Gorenje esteve novamente entre os vencedores durante a cerimônia de premiação nacional deste ano para as empresas mais inovadoras e inovadores individuais. Recebemos o prêmio ouro nacional da Câmara de Comércio e Indústria da Eslovênia pela nossa nova geração Premium de lavadoras e secadoras Asko, e o prêmio prata pela nova geração de fogões Gorenje.

O tema principal do Innovation Day foi “Eu sinto a Inovação” e foi dedicado à descoberta dos métodos de desenvolvimento de inovação e inovação responsável. O evento foi seguido pela cerimônia nacional de premiação da Câmara de Comércio e Indústria da Eslovênia às empresas mais inovadoras e aos inovadores individuais em empresas e institutos públicos de pesquisa. Neste ano havia um total de 42 candidatos ou projetos disputando os prêmios ouro, prata e bronze e o prêmio de melhor inovação pelo voto do público. O Grupo Gorenje esteve novamente no topo do pódio dos vencedores, recebendo o prêmio ouro por sua nova geração Premium de lavadoras e secadoras Asko Pro Home Laundry. Esta conquista foi acompanhada pelo prêmio prata pela nova geração de fogões Gorenje.

As lavadoras e secadoras Asko, que receberam o prêmio ouro, seguem os princípios da economia circular

As novas lavadoras e secadoras Asko Pro Home Laundry foram desenvolvidas sob a liderança dos nossos colegas do Centro de Competência em Pesquisa e Desenvolvimento para lavadoras e secadoras em Velenje, na Eslovênia. Nossos especialistas projetaram os aparelhos em estreita cooperação com outras instituições de desenvolvimento e pesquisa e com possíveis usuários. Como resultado, os aparelhos incluem várias soluções inovadoras que ajudam a realizar uma das tarefas domésticas menos populares com rapidez, eficiência, segurança e confiabilidade.

Os inovadores da Gorenje aprimoraram seu excepcional design com um aspecto de sustentabilidade, uma vez que os premiados aparelhos Asko possuem uma vida útil aproximadamente dez vezes superior àquela das lavadoras e secadoras convencionais. Além disso, a produção destes aparelhos segue os mais rigorosos padrões ambientais. “As lavadoras Asko são feitas de metal e vidro, e empregam borracha e plástico em uma escala muito pequena. Mais de 95% dos componentes instalados, ou mais de 98% do peso total da lavadora, são recicláveis”, explica o Dr. Aleš Mihelič, chefe da equipe de pré-desenvolvimento da Gorenje no Centro de Competência em Pesquisa e Desenvolvimento de lavadoras e secadoras. “Como usamos, em média, de 70 a 80% de material reciclado para os componentes das lavadoras, isso significa que cada lavadora incluirá, no mínimo, 53 Kg de material reciclado, ou que, anualmente, será usado um total de 5.300 toneladas de material reciclado”. As lavadoras Asko da nova geração Pro Home Laundry também se destacam por uma série de soluções inovadoras que são inéditas em escala global, já que os especialistas da Gorenje apresentaram três novos pedidos de patente.

Desde junho de 2018, as lavadoras Asko Pro Home Laundry também estão incluídas no projeto piloto de economia circular ReCiPSS (Resource-efficient Circular Product-Service Systems, ou “Sistemas Circulares de Produtos e Serviços com Eficiência de Recursos”, em tradução livre), financiado pela União Europeia – o projeto é um pacote de medidas que abrangem todo o ciclo de vida dos produtos, caracterizadas por uma utilização mais sustentável dos recursos que contribuirá para “fechar o ciclo” de vida dos produtos por meio de um maior recurso à reciclagem e reutilização, com vantagens tanto para o ambiente quanto para a economia.  

Prêmio Prata de Inovação da Câmara de Comércio e Indústria da Eslovênia para os fogões Gorenje

Esta premiada geração de fogões é resultado da expertise interna da Gorenje e do profundo conhecimento da empresa das necessidades, exigências e, acima de tudo, dos estilos de vida em constante mudança dos usuários, que listam o uso confiável, seguro e simples, ao lado do design moderno e inteligente, entre suas prioridades principais e essenciais.

Boštjan Pečnik, diretor executivo do Programa de Eletrodomésticos, destaca: “O desenvolvimento da nova geração de fogões de instalação livre (não embutidos) foi o projeto mais desafiador dos últimos dez anos em termos de investimento na área da tecnologia de cozimento. O projeto incluiu o desenvolvimento de uma plataforma modular inteiramente nova, fabricada em três larguras diferentes - 50, 60 e 70 cm - em duas empresas, uma em Velenje e outra na República Tcheca; por isso, o projeto foi particularmente complexo. Desenvolvemos produtos excelentes cujas funcionalidades aperfeiçoadas para cozinhar e assar, o baixo consumo de energia e diversos detalhes que facilitam o uso dos aparelhos proporcionam uma experiência de uso muito agradável”.

O investimento em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos é de fundamental importância para proporcionar competitividade e seguir a estratégia de crescimento global do Grupo Gorenje. Por isso, estamos constantemente aumentando os investimentos nessa área. “Em 2017, investimos 33 milhões de euros no desenvolvimento de novos produtos”, disse Rok Grudnik, diretor do Centro de Competência em Pesquisa e Desenvolvimento de aparelhos para o cuidado com a roupa da Gorenje. "Nós também estamos conscientes da enorme importância de uma abordagem ampla para a inovação. Por isso, incentivamos o pensamento orientado para o design e uma cultura interna de inovação entre nossos funcionários, bem como a transferência de conhecimento e inovação aberta em cooperação com instituições eslovenas, europeias e internacionais de pesquisa”.

Visite-nos
Facebook
Intagram
YouTube
LinkedIn
Pinterest
Share
Facebook