A transformação digital requer muito investimento financeiro, tempo e uma abordagem inter e intradisciplinar, e é por isso que o Grupo Gorenje está lidando com este processo de uma forma muito consciente e gradual.
O objetivo da nossa Estratégia de Negócio Digital 2016-2020, que inclui serviços digitais para diferentes comunidades conectadas, dispositivos conectados para casas inteligentes e processos empresarias respaldados pelas tecnologias digitais, é:
- criar valor agregado oferecendo soluções empresarias digitais inovadoras para as comunidades conectadas de nossos acionistas
- e melhorar a eficiência do negócio usando soluções empresariais digitais.
Isso também inclui uma estratégia digital para produção e atualização dos elementos existentes nas fábricas inteligentes do Grupo Gorenje.
Indústria 4.0 e o conceito de fábricas inteligentes
A Indústria 4.0 representa o quarto estágio da (r)evolução industrial, que é baseado em Sistemas Cyber-Físicos (Cyber-Physical Systems - CPS) e processamento dinâmico de dados.
Ao contrário dos estágios anteriores da (r)evolução industrial - por exemplo, o terceiro estágio, quando a eletrônica e a TI tiveram importância fundamental para uma maior automação da produção - a Indústria 4.0 baseia-se na conexão entre sistemas físicos e digitais.
Na nova era que se aproxima, veremos um nível cada vez maior de comunicação entre máquinas, computadores e sensores que utilizam e dependem da troca de dados para executar processos de trabalho de forma autônoma. Quanto mais avançadas se tornam essas comunicações e operações, menor será a necessidade do trabalho humano (manual). Consequentemente, haverá menos chance de erros humanos e a produção se tornará mais eficiente e produtiva, além de mais efetiva em termos de custos, tempo e materiais.
A ideia central da Indústria 4.0: fluxo de produção integrado, automatizado e otimizado.
Principais objetivos da robotização e automação:
- aumentar a eficiência da produção
- criar e aumentar o valor agregado
Nas unidades de produção do Grupo Gorenje já estamos utilizando vários elementos individuais das chamadas fábricas inteligentes. Nosso objetivo é tornar nossas fábricas ainda mais inteligentes e melhor equipadas para o futuro; assim, já mapeamos os próximos passos necessários para atualizar os elementos existentes e conectá-los em um todo inteligente, uma fábrica inteligente.