fechar
...

A lista perfeita de afazeres e tarefas familiares

FAMÍLIA
28.1.2021
Janeiro tem a ver com novos começos, novos projetos, promessas, metas e, sim, tarefas familiares. Ao ajudar em casa, as crianças aprendem habilidades importantes para a vida, desenvolvem interesse social e se sentem mais capazes de maneira geral. Realizar atividades em família fortalece os laços existentes.

Primeiro, o mais importante - a preparação da lista de tarefas da família. Faça uma discussão em grupo com as crianças. Escreva em um papel todas as ideias, debata a lista e faça uma seleção. Quando você cria um gráfico de tarefas familiares, cada membro da família faz sua parte para manter a casa limpa e organizada. Com o compartilhamento dos afazeres e tarefas maiores, o volume de trabalho fica organizado. 

Tarefas menores, resistência menor

Para as crianças, especialmente os adolescentes, algumas tarefas domésticas podem parecer opressivas ou redundantes e os pais podem encontrar alguma resistência. É melhor evitar tais situações com algum planejamento e explicação. Uma boa ideia é dividir as tarefas e colocá-las em listas de tarefas diárias, semanais ou mensais. Quando as crianças perceberem que, na verdade, levam pouco tempo para realizar uma determinada tarefa, manter a casa limpa não será mais um problema.

Que tal um rodízio de tarefas?

Para ajudar as crianças a se envolverem, crie um rodízio simples de tarefas. Como alguns trabalhos são mais fáceis para as crianças (aprenderem), comece por eles.

Algumas tarefas fáceis diárias ou semanais, por exemplo, são lavar a louça, tirar o lixo, alimentar o animal de estimação ou qualquer outro animal doméstico, regar as plantas, entre outras. Você pode fazer um rodízio para as tarefas diárias e outro para as tarefas semanais. Um rodízio combinado de tarefas para todos os membros da família também funciona. Ou, talvez, uma lista para as crianças e outra para os pais. Onde colocar? Deixar o rodízio de tarefas na geladeira é uma boa ideia - provavelmente todos os membros da família toparão com ele ao longo do dia.

Acompanhamento das tarefas

No início, os pais podem precisar acompanhar um pouco mais o trabalho. Apenas para checar como as crianças estão realizando as atividades. E, claro, corrigir, se necessário. Seja paciente. Ninguém nasceu sabendo, tivemos que aprender tudo. Se as crianças fizerem bagunça ou executarem a tarefa de maneira errada, explique com calma qual é o problema e como fazer a coisa certa. Não se esqueça de também elogiar seus filhos quando eles fizerem um bom trabalho.

Feedback é importante

Os pais devem sempre escutar o que os filhos têm a dizer sobre as tarefas domésticas. Nem toda reclamação nasce da preguiça ou da falta de energia. As crianças também têm ideias, inclusive algumas muito boas. Ensine seus filhos a lavar a louça, usar a lava-louças e, talvez, até mesmo a lavadora de roupa. A gente sabe, é um pensamento um pouco assustador. Mas com a idade adequada, a criança entende o que a alta temperatura e uma dose exagerada de detergente fazem às roupas e que todos os bolsos devem ser esvaziados antes de ligar a lavadora.

Jogue os dados

Outra ideia interessante, que definitivamente vale a pena implementar, é ter uma lista de tarefas diárias e distribuí-las jogando dados. Melhor ainda, se houver menos de seis tarefas diárias, reserve o número seis para um passe livre. Quando a criança (ou um dos pais) tira um seis, ela não precisa fazer nada. Claro que cada número conta apenas uma vez, somente na primeira vez que o dado é jogado.

Criação de valor

Todo pai quer ensinar ao filho ou filhos o valor do trabalho. É por isso que as tarefas familiares são tão valiosas. Contribuir, de qualquer maneira, com a família incute nas crianças um senso de propósito e pertencimento. E deixa os pais orgulhosos.

Plenamente qualificada para fazer o seu trabalho.

As novas lava-louças da Gorenje são inspiradas no estilo de vida moderno. Flexíveis para cumprir qualquer tarefa, foram criadas com a dinâmica do dia a dia em mente. Elas se adaptam completamente a todas as suas necessidades e oferecem diferentes funções, além de um interior totalmente ajustável e adaptável. A grande variedade de recursos dará a você mais tempo para aproveitar as coisas mais importantes da vida. 

Você também pode gostar: