fechar
...

O que usa mais água: uma lava-louças ou as mãos humanas?

DIA-A-DIA
10.11.2020
As lava-louças estão se tornando um aparelho indispensável nos lares modernos. O ritmo de vida cada vez mais acelerado e a falta de tempo nos motivam a aproveitar ao máximo cada momento livre, e as lava-louças podem nos substituir em uma tarefa quotidiana demorada e maçante - lavar a louça. Outra razão para comprar e usar uma lava-louças é o fato de que ela proporcionará uma economia considerável ao orçamento familiar. 

A água é um bem precioso e vital, e seu preço está em alta.

A água é a fonte da vida. Não podemos sobreviver sem ela e ela é vital para a existência de toda a vida em nosso planeta. No nosso quotidiano moderno, a água também existe como um bem de consumo. Apenas nos últimos anos é que as pessoas estão se tornando mais conscientes de que a água não pode ser considerada um recurso garantido e que precisamos de um plano responsável e de longo prazo para seu consumo racional. Se considerarmos que até um terço da população mundial corre o risco de não ter água suficiente no futuro devido ao consumo excessivo, fica claro que precisamos agir agora. De acordo com dados do Instituto Internacional de Gestão da Água (IWMI - International Water Management Institute), o consumo de água nos últimos 100 anos aumentou seis vezes e espera-se que este nível duplique até 2050, conforme previsões de especialistas em água. Por isso, cada indivíduo deve pensar seriamente no uso responsável e econômico da água e agir de modo consciencioso imediatamente.

Onde e como podemos economizar mais água?

Uma solução simples e eficiente para uma economia considerável de água em toda residência é, certamente, o correto uso de uma lava-louças

Então, por que algumas famílias, apesar da grande variedade de lava-louças modernas, de qualidade e acessíveis oferecidas pelo mercado, continuam a lavar montanhas de louça à mão todos os dias? 

Uma concepção errada que algumas pessoas têm (de acordo com as estatísticas, ainda quase 60% de nós) é que a louça deve primeiro ser lavada sob água corrente se quisermos que seja lavada corretamente na lava-louças. E até 40% das pessoas pensam que todas as panelas e frigideiras que contêm alimentos grudados ou queimados devem ser lavadas à mão porque a lava-louças não dá conta. 

Evidentemente, isto não é verdade. Os agentes de limpeza modernos desenvolvidos para o uso em lava-louças removem até mesmo os resíduos alimentares mais resistentes. Tudo que precisamos é de um pouco mais de fé na lava-louças escolhida. E quando você escolher uma nova lava-louças, certifique-se de selecionar uma que consuma o mínimo de água possível.

Lavar a louça à mão realmente é mais rápido?

Durante o dia, podemos lavar quantidades menores de louça mais rapidamente à mão. No entanto, não devemos generalizar, porque isto nem sempre é verdade, especialmente depois de refeições maiores. Realmente, um ciclo médio de lavagem de louça pode durar de uma a duas horas, principalmente para economizar água, embora muitos modelos recentes também ofereçam programas de lavagem rápida que duram apenas 30 minutos.

Especialistas calcularam que uma família de quatro membros pode economizar cerca de quatro horas por semana usando uma lava-louças. O que eles calcularam foi que você precisa de aproximadamente nove minutos para encher uma lava-louças inteira e depois, após o término do ciclo, esvaziá-la. Para lavar a mesma quantidade de louça à mão, incluindo a esfregação, você pode precisar de até uma hora a mais. Se você prepara diariamente refeições para uma família de quatro membros, você economizará pelo menos quatro horas por semana. Você pode usar este tempo para fazer outras coisas mais prazerosas.

Além de economizar tempo, ao lavar a louça à mão, você precisa de quantidades consideravelmente maiores de água, o que significa que optar por este tipo de lavagem é menos ecológico e, definitivamente, influencia no seu bolso. Alguns testes mostraram que uma pessoa usa em média até 60 litros de água para lavar à mão uma pia cheia de louça, enquanto uma lava-louças moderna precisa de apenas cerca de 10 litros de água no programa ECO para a mesma pilha de louça. A diferença é realmente considerável.

Algumas regras básicas para usar uma lava-louças de modo eficiente

O uso eficiente de uma lava-louças depende muito do usuário: uma lava-louças precisa ser limpa regularmente. Ao colocar a louça no aparelho, é muito importante que os utensílios estejam virados para baixo e que os itens individuais não se sobreponham. Para economizar energia, coloque a lava-louças para funcionar somente quando ela estiver cheia. Se a louça não estiver realmente muito suja, utilize programas com ciclos curtos de lavagem. As lava-louças modernas também começaram a acrescentar programas especiais destinados apenas para a limpeza do próprio aparelho, como, por exemplo, o programa de autolimpeza nos novos modelos SmartFlex da Gorenje.

Qual é a quantidade de água que uma lava-louças usa?

Os novos modelos de lava-louças com eficiência energética utilizam uma quantidade consideravelmente menor de água e energia em comparação com a lavagem de louça à mão. Uma lava-louças usa em média apenas 10 litros de água para 16 serviços. A razão pela qual uma lava-louças pode usar uma quantidade tão pequena de água é que ela filtra e recicla a água que já está dentro dela. E você pode usar menos água ainda, evitando utilizar uma quantidade excessiva de louça durante o dia.

Outras vantagens do uso de uma lava-louças

Além disso, além de economizar tempo e dinheiro, usar uma lava-louças é melhor para o meio ambiente. Isso é essencial para o próprio planeta, particularmente porque devemos nos esforçar para preservar os recursos do nosso planeta para as gerações futuras, para que elas possam desfrutar de um ambiente saudável e limpo e do mesmo acesso à água que nós temos.

Outro grande benefício das lava-louças é que você consegue, em pouco tempo, deixar a cozinha sempre com uma aparência organizada. Você pode colocar a louça suja na lava-louças logo após a refeição, e pronto, você está preparado para receber qualquer visita sem aviso prévio.

Lavar louça à mão, mesmo que fique tudo fique bem limpo, também requer secá-la ou limpar com um pano seco as gotas d’água restantes nos copos, pratos, talheres etc. Quando lavamos a louça à mão, não é fácil conseguir deixá-la com aquele aspecto limpo e brilhante, sem manchas. Quando a lava-louças termina a lavagem, ela também seca completamente a louça para que todos os itens fiquem limpos, brilhantes e sem nenhum vestígio de gotas d’água. Neste sentido, temos que admitir que a lava-louças ganha.

Livre-se do medo de bactérias e louça mal lavada na lava-louças!

Em geral, as pessoas que ainda desconfiam do uso de lava-louças fazem parte de gerações mais velhas que nunca tiveram o aparelho. Elas realmente pensam que a louça lavada na lava-louças nunca fica tão limpa quanto deveria. Nem precisamos dizer o quanto este tipo de raciocínio é totalmente infundado. Uma lava-louças lava a louça a temperaturas muito altas e os agentes de limpeza modernos desenvolvidos para as lava-louças destroem as bactérias de modo muito eficiente

Estes agentes de limpeza são feitos para remover de forma eficiente, rápida e sem necessidade de deixar de molho, todos os resíduos resistentes e restos alimentares secos. Portanto, a louça lavada à mão não pode, de modo algum, ficar mais limpa do que a louça lavada na lava-louças. Também devemos enfatizar que as mãos humanas não suportam temperaturas de água tão altas como 70°C, enquanto a lava-louças não tem esse problema.

E por último, mas não menos importante, vamos ser honestos e admitir que muitas vezes também estamos com pressa e lavamos a louça de forma descuidada. No que diz respeito às bactérias, o maior problema com a lavagem manual da louça é que as esponjas, depois de usadas várias vezes, tornam-se verdadeiros ímãs para as bactérias, porque elas ficam constantemente expostas a temperaturas quentes, umidade e restos de comida. Mesmo que  substituíssemos as esponjas várias vezes por semana, não poderíamos impedir a propagação das bactérias.

Faz sentido usar uma lava-louças em lares pequenos?

Se você é uma daquelas pessoas que pensam que uma lava-louças é um aparelho desnecessário ou que seu uso não faz sentido em lares pequenos, queremos que você saiba que, na verdade, é exatamente o contrário.

Se você acha que não precisa de uma lava-louças porque passa muito tempo fora e prepara poucas refeições em casa durante a semana, vamos analisar melhor: você precisa de pelo menos uma xícara e um prato para o café da manhã, o mesmo para o jantar, e você também precisa de alguns talheres, um copo e assim por diante. Se você lava a louça à medida que vai usando, você naturalmente pensa que lava estes poucos itens à mão em um piscar de olhos. No entanto, se você deixasse essa louça sem lavar, você descobriria que em um ou dois dias, acumula-se uma quantidade suficiente de louça para encher uma lava-louças inteira. Nesse momento, você poderia escolher um programa para meia carga e usar o tempo ganho para fazer algo diferente de lavar a louça à mão. Mais importante ainda, você também economizaria seis vezes mais água em comparação com a lavagem de itens individuais!

E quanto ao consumo de energia e os custos adicionais relacionados?

Você está se perguntando qual é o consumo de eletricidade de uma lava-louças? Com todos os novos modelos que estão no mercado, você deve prestar atenção às classificações energéticas A+++, A++ ou A+, que garantem um consumo de energia baixo. Estes aparelhos consomem até 70% menos energia do que as lava-louças com classificação energética A (com programa Eco). 

Para colocar isso mais facilmente em perspectiva, vamos comparar o consumo médio anual de energia de uma lava-louças com alguns outros aparelhos elétricos presentes em toda casa : 

  • uma lava-louças consome em média 217 kW horas por ano;
  • uma lavadora de roupas consome em média 300 kW horas por ano;
  • uma secadora de roupas consome em média 150 kW horas por ano; 
  • um refrigerador consome em média 960 kW horas por ano; 
  • uma televisão consome em média 210 kW horas por ano; 
  • outros eletrodomésticos pequenos podem consumir em média até 100 kW horas por ano; 
  • outros aparelhos eletrônicos de entretenimento (computador, telefone, equipamento de alta fidelidade etc.) podem consumir em média até 160 kW horas por ano. 

Isso significa que o uso de uma lava-louças não aumentará substancialmente sua conta de energia, especialmente se você levar em consideração que também precisa de energia para aquecer a água para lavar a louça à mão.

Você também pode gostar: