fechar
...

O que se deve e o que não se deve fazer ao usar uma lava-louças

DIA-A-DIA
4.3.2021
Quando se trata de eletrodomésticos, a lava-louças é, sem dúvida, um dos aparelhos mais eficientes da casa. Pense em quanta economia de trabalho, água e energia ela gera. Mas existem algumas regras básicas sobre como usar este maravilhoso aparelho para obter dele os melhores resultados.

A lava-louças economiza energia e água, especialmente quando comparada à lavagem manual. Então, não enxágue a louça em água corrente antes de colocá-la no aparelho, você deve simplesmente raspar os restos maiores de alimento. É, literalmente, muito fácil. Ou... é mesmo? Abaixo falaremos sobre como usar e carregar uma lava-louças da maneira certa.

Carregue bem, mas não ao máximo

Para que a lava-louças funcione bem, é necessário carregá-la corretamente. Um carregamento inadequado pode resultar em restos de alimentos e manchas de água nos utensílios, que precisarão ser lavados ou secados depois. Coloque a louça com cuidado na máquina para garantir os melhores resultados de lavagem e secagem. O objetivo é permitir que a lava-louças alcance e limpe todas as superfícies e seque a louça o mais completamente possível.

Seguindo essas dicas básicas, você obterá ótimos resultados sempre:

  • Todas as superfícies sujas devem estar voltadas para dentro e para baixo. Isso permitirá que a lava-louças lave tudo com mais eficiência. A lógica é muito simples: se a água não atingir uma determinada superfície, ela não ficará limpa.
  • Evite colocar as louças umas sobre as outras. Não é aconselhável empilhar os itens, pois o jato de água não conseguirá alcançar e limpar a louça que estiver por cima.
  • Coloque louças com cavidades, como xícaras, de modo que a água da lavagem possa ser escoada. Isso também é importante para quaisquer objetos de plástico. E falando em itens de plásticos, proteja-os, pois caso contrário, os jatos de água podem virar as peças e enchê-las de água ou até mesmo movê-las dentro da lava-louças.
  • Para evitar que os itens pequenos caiam dos cestos, coloque-os na bandeja acessória. Toda lava-louças possui uma bandeja especial (chamada cesto para talheres) com espaço planejado para utensílios como conchas, talheres, batedores de batedeiras, utensílios de servir e similares. Os garfos devem ficar voltados para cima para que os dentes fiquem limpos, enquanto as facas devem ser colocadas com a lâmina para baixo - por razões óbvias de segurança.

Carregar a lava-louças é muito simples. As coisas mais leves devem ficar na parte superior, enquanto as tigelas e os pratos, no cesto inferior. Posicione a louça de forma que o lado sujo fique voltado para o local onde o jato de água é mais forte, geralmente o centro do cesto. Além disso, panelas, frigideiras e caçarolas devem ficar voltadas para baixo para obter os melhores resultados de limpeza.

Obviamente, os copos e as xícaras vão para o cesto superior. Uma boa ideia é inclinar as xícaras o máximo que o design do cesto permitir, para evitar que a água se acumule dentro delas. Isso também deve ser feito com as taças de vinho - arrume-as com cuidado e de forma que não batam umas nas outras. Se não tiver certeza de como posicioná-las, consulte o manual do usuário.

A última coisa a se fazer antes de iniciar o ciclo de lavagem é verificar se os braços de lavagem estão girando livremente - você não quer que eles batam em nada, pois consertar uma lava-louças não é barato.

A mágica do sabão

Vamos esclarecer uma coisa. Sim, alguns sabões são melhores do que outros, mas não existe uma regra prática para saber qual é o tipo mais adequado para a sua louça e lava-louças. Sabão em pó, líquido e em tablete - qualquer um deles pode e irá limpar bem a louça, desde que você siga as dicas abaixo.

O mais importante a se levar em consideração em relação ao sabão é o seguinte: tem que ser fresco, caso contrário não funcionará bem. Fresco, no intervalo de tempo do sabão, é de até dois meses. E, de acordo com as instruções do fabricante, o sabão deve ser sempre armazenado em local arejado e seco. Debaixo da pia, onde a maioria das pessoas costuma guardar o sabão, não é o melhor lugar, pois o sabão pode se aglutinar ou deteriorar.

A segunda coisa para se lembrar sobre o sabão, especialmente ao usar tabletes, é de colocá-lo no espaço designado a ele (geralmente na parte interna da porta da lava-louças).

Uma dica profissional de ouro (para prata)

Como ninguém lê o manual do usuário da primeira à última página, os mestres do Gorenje vão dar uma dica - uma dica profissional, por assim dizer. Para evitar algumas surpresas desagradáveis ao lavar os talheres, sempre separe os de aço inox e de prata (ou folheado a prata). Por que? Porque se os dois tipos de metal se tocarem durante a lavagem, pode ocorrer uma reação e a prata pode ficar com manchas.
Além disso, lembre-se de que certos tipos de louça não podem ser lavados na lava-louças. Há muitas razões para isto. Alguns materiais não resistem a altas temperaturas, enquanto outros podem ser danificados pelo sabão. Tenha cuidado, por exemplo, com produtos artesanais, enfeites delicados, prata, cobre, estanho, alumínio, madeira e itens de plástico. Certifique-se de que eles são indicados como “adequado para lava-louças”.
Sabemos que você precisa confiar que sua lava-louças faz seu trabalho perfeitamente. É por isso que a maioria das nossas novas lava-louças SmartFlex tem um braço de lavagem adicional que garante uma cobertura de água ainda melhor e um enxágue completo, melhorando o desempenho da lavagem em até 30%. Lavar os pratos à mão depois de tirá-los da lava-louças? Isso é coisa do passado!

E ainda tem mais:

  • TotalDry - a porta abre automaticamente para deixar sair o excesso de vapor, deixando todos os pratos completamente secos
  • SpeedWash de 15 min - permite que você lave a louça em apenas 15 minutos
  • Programa noturno - com apenas 37 dB, este programa é menos barulhento do que uma biblioteca silenciosa

Você também pode gostar: