fechar
...

O cooktop de indução precisa de atenção contínua

DIA-A-DIA
28.1.2021
A beleza do cooktop de indução é que ele nos ajuda a esquentar e cozinhar alimentos com facilidade. Mas ele também requer algo em troca. Você adivinhou - limpeza frequente. Caso contrário, todas as impurezas que caem sobre ele se carbonizam sobre sua superfície quente durante o uso seguinte.  A Gorenje não fabrica apenas eletrodomésticos que simplificam sua vida, nós também simplificamos as tarefas do seu dia a dia. Hoje, nosso objetivo é ensinar você a limpar corretamente seu cooktop de indução.

Não é nenhuma surpresa o fato de que a superfície de um cooktop vitrocerâmico precisa de limpeza frequente. Mas o que fazer para mantê-la limpo? Aqui estão algumas dicas dos mestres da Gorenje.

Limpe antes e depois do uso

A recompensa de ser atencioso com seu cooktop de indução é ter menos trabalho para limpá-lo. Alguns cuidados simples são suficientes. Em primeiro lugar, antes de cada utilização, tire o pó ou quaisquer outras impurezas que possam riscar a superfície, tanto do cooktop como do fundo da panela. Use um pano macio úmido para remover as partículas menores. Em seguida, seque as superfícies. Desta forma, você minimiza as chances de as sujeiras grudarem na superfície do cooktop de indução.

Limpeza imediata

Se cair sujeira sobre a superfície do cooktop vitrocerâmico, limpe imediatamente. Desde que a superfície não esteja mais quente, claro, pois ninguém quer se queimar. Dessa maneira, você evita trabalho extra depois. Especialmente no caso de derramamentos e pequenas manchas, limpe o mais rápido possível. Você pode usar uma esponja úmida ou um pano macio com água morna e sabão para limpar as manchas. Os panos feitos de microfibra proporcionam melhores resultados de limpeza.

Também é uma boa ideia usar produtos especiais que criam uma película protetora na superfície para evitar que a sujeira grude nela.

Socorro, tem sujeira resistente

Por mais resistente que seja a sujeira em seu cooktop de indução, evite usar sprays de limpeza agressivos ou agentes descalcificantes, pois eles podem danificar a superfície vitrocerâmica (ou seu revestimento). As manchas de difícil remoção exigem o uso de produtos de limpeza especiais para vitrocerâmica. Neste caso, é aconselhável observar as instruções do fabricante.

Use o raspador

Para manchas e restos de alimentos mais resistentes, endurecidos ou carbonizados, você pode precisar de uma lâmina ou, melhor ainda, de um raspador. Eles só devem ser usados quando os métodos mais suaves (pano úmido, limpador especial) não forem suficientes. Os especialistas aconselham que os usuários comprem o raspador diretamente do fabricante do cooktop e que o utilizem com muito cuidado para não causar danos à superfície vitrocerâmica do aparelho.

Como usar o raspador? Segure o raspador em um ângulo de cerca de 45° a 60°, pressione-o suavemente contra o vidro e deslize-o sobre a superfície para remover a sujeira. Lembre-se de não pressionar o raspador perpendicularmente contra o vidro e de não raspar a superfície do cooktop com sua ponta ou sua lâmina.

Os cooktops de indução odeiam açúcar

Embora muitas pessoas adorem açúcar, ele é muito ruim para os cooktops de indução. Caso caiam sobre o aparelho, o açúcar e os alimentos que contêm açúcar devem ser removidos imediatamente da superfície vitrocerâmica com uma espátula, mesmo que o aparelho ainda esteja quente, pois o açúcar pode danificar permanentemente a superfície vitrocerâmica. Além disso, palha de aço, esponjas de limpeza ásperas e produtos e pó de limpeza abrasivos também podem riscar a superfície, portanto, é melhor evitá-los.

Vinagre faz mágica com manchas de água

As manchas de água podem ser facilmente removidas com uma solução suave de vinagre. No entanto, não use esta solução para limpar a estrutura (borda metálica) do cooktop, pois ela poderá perder o brilho. Ao usar qualquer tipo de produto de limpeza, certifique-se de remover completamente todos os seus resíduos depois do processo de limpeza, pois eles podem danificar a superfície vitrocerâmica quando as zonas de cozimento esquentarem.

Instale uma coifa

A instalação de uma coifa boa e potente também ajuda a manter o cooktop de indução limpo. Ao remover as partículas do ar, a coifa reduz a quantidade de sujeira disponível para se acumular sobre as superfícies do cooktop e reduz drasticamente a necessidade limpeza. Assim, basta ligar a coifa ao utilizar o cooktop de indução.
Cooktops de indução em sintonia com seu jeito de cozinhar

Seja preparando uma refeição para você mesmo ou cozinhando para toda a família, os cooktops de indução Gorenje OmniFlex sempre proporcionam uma experiência eficiente e sem complicações. Com uma infinidade de recursos bem elaborados que simplificam sua interação com a superfície de cozimento, o preparo de refeições nunca foi tão simples, intuitivo e prático.

Você também pode gostar: