fechar
...

Como tirar o máximo proveito da sua lava-louças

Dia-a-dia
7.1.2021

A lava-louças é uma grande invenção. Criada há cerca de 130 anos, ela ainda nos poupa muito tempo, esforço, energia e água. No entanto, a maioria das lava-louças pode ser ainda mais eficiente se o usuário seguir esses truques e dicas simples.

“Mas o que tem mais para saber sobre lava-louças?”, você deve estar se perguntando. Em teoria, você coloca a louça suja dentro do aparelho, adiciona um pouco de detergente (de qualquer tipo ou formato) e aperta um botão. Certo? Bem, não totalmente. Se você não quiser ter como resultado vidros manchados ou uma louça “limpa” ainda coberta de resíduos de alimento, sugerimos que fique atento a essas dicas simples que vão ajudá-lo a tirar o máximo proveito da sua lava-louças.

Raspe os pratos

Como geralmente é explicado no manual do usuário (que ninguém realmente lê), a capacidade de limpeza da maioria das lava-louças fica comprometida quando são depositados muitos resíduos de alimento em seu interior. Embora possa parecer óbvio, retirar os restos de alimento dos pratos antes de colocá-los na lava-louças é um hábito a ser adquirido. Ponto. Mas também tem boas notícias – você não precisa pré-enxaguar a louça, a alta temperatura no interior do aparelho se encarregará dessa higienização.


Verifique a fonte da água

Seus copos e pratos limpos ficam cheios de resíduos de calcário? A água dura pode ter esse efeito. Se sua louça fica manchada após a lavagem na lava-louças, verifique a fonte da água. Se a água for dura, use um amaciante adicional para evitar manchas e acúmulo de minerais. Além disso, use sempre detergente(s) ecológico(s).

Carregue com a carga máxima, mas fique atento

Tirar o máximo proveito da sua lava-louças em termos de energia e eficiência - conforme indicado no manual do usuário - significa carregá-la com a carga máxima de louça. No entanto, você deve ficar atento - a superlotação ou sobrecarga da lava-louças pode bloquear os braços de lavagem e impedir que a água alcance todas as superfícies, levando a um resultado não satisfatório.

A seleção do ciclo existe por uma razão

Se sua lava-louças não for dos modelos mais recentes, que são equipados com superinteligência e uma série de sensores, além de serem quase totalmente automatizados, provavelmente a escolha do ciclo mais apropriado para a louça que será lavada deverá ser feita por você. A maioria das lava-louças possuem algum tipo de ciclo convencional para limpeza normal, um ciclo pesado para limpeza profunda e um ciclo leve para porcelana ou itens frágeis. Pode haver também uma opção de ciclo eco/ecológico para economia de energia. Se a louça não estiver muito suja, você pode optar pelo ciclo eco ou programar um ciclo com temperaturas mais baixas, pois isso resultará em uma conta de energia menor.

Uma manutenção (básica) também deve ser feita

As lava-louças não são aparelhos que dispensam manutenção. Para evitar falhas, vazamentos e/ou danos, elas devem ser limpas pelo menos ocasionalmente. Se você observar partículas de alimento presas, detergente residual e acúmulo de minerais nos mecanismos internos da lava-louças, isso significa que é hora de limpá-la. Você não precisa de produtos químicos especiais para isso - basta programar um ciclo normal usando duas xícaras de vinagre branco em vez de detergente. Para ser mais minucioso, você também pode limpar as paredes internas e as prateleiras com uma solução de vinagre e bicarbonato de sódio. Ou, se sua lavadora tiver, use um programa especial, como o programa de autolimpeza da Gorenje, por exemplo.

Outra boa prática é lembrar-se de verificar ocasionalmente se há obstruções em algum componente do aparelho. Geralmente elas se instalam nos braços de lavagem e na mangueira de drenagem, mas é muito fácil resolver isso. Basta usar um palito ou agulha para tirar quaisquer partículas depositadas no local.

Escolha a lava-louças ideal para você

Nem todas as lava-louças são iguais. Se você prefere aparelhos simples de usar, confira as novas lava-louças SmartFlex da Gorenje. Elas têm vários truques na manga e gostam do papel de ajudantes de cozinha com os quais você pode contar. Além disso, elas se adaptam completamente às suas necessidades, oferecendo diversas funções e um interior ajustável e flexível. 

Os cestos das lava-louças SmartFlex da Gorenje são equipados com elementos móveis realçados e uma estrutura de cestos adaptável para facilitar o carregamento. Cada detalhe foi cuidadosamente projetado para tornar o manuseio da louça o mais fácil possível. Equipada com três cestos, permite lavar até 16 serviços de uma vez. O interior totalmente flexível possibilita diferentes opções de carregamento, o uso é simples e os efeitos de lavagem são até 30% melhores em relação a outros modelos, devido ao terceiro braço de lavagem.

Elas realmente se destacam quando você está com pressa. Um programa rápido chamado SpeedWash lava a louça em apenas 15 minutos. Perfeito para lidar com o volume de louça suja quando se recebe vários convidados em casa. 

Plenamente qualificada para fazer o seu trabalho.

As novas lava-louças da Gorenje são inspiradas no estilo de vida moderno. Flexíveis para cumprir qualquer tarefa, foram criadas com a dinâmica do dia a dia em mente. Elas se adaptam completamente a todas as suas necessidades e oferecem diferentes funções, além de um interior totalmente ajustável e adaptável. A grande variedade de recursos dará a você mais tempo para aproveitar as coisas mais importantes da vida. 

Você também pode gostar: