Como cuidar dos itens básicos do guarda-roupa de verão

DIA-A-DIA
10.6.2020
Trajes de banho e chinelos podem ser usados por muitos anos, desde que você siga algumas regras básicas de manutenção. Você sabe como cuidar deles?

Embora os trajes de banho sejam feitos para nadar e tomar sol, são exatamente essas duas atividades que mais deixam marcas no tecido. Água salgada do mar, piscina com cloro e protetor solar podem desgastar um maiô ou biquíni muito rapidamente. A elasticidade do tecido diminuiu e podem aparecer manchas amareladas e desbotadas. Uma recomendação importante é tirar o maiô ou biquíni molhado depois de nadar e substituí-lo por um outro seco. Além disso, lave o maiô ou biquíni com água da torneira após cada uso para tirar o sal marinho e/ou o cloro do tecido. E lembre-se de que, embora os trajes de banho sejam feitos também para a exposição ao sol, deve-se evitar secá-los sob a luz solar direta. Isso também ajudará a prolongar consideravelmente a vida útil da peça.

Também deve-se tomar muito cuidado com a aplicação do protetor solar, porque ele pode causar manchas amarelas que geralmente são difíceis de remover – um tipo de mancha que nem mesmo a lavadora de roupas retira. Em casa, lave o maiô ou biquíni à mão e em água morna. Use um pouco de sabão líquido para roupas. Se possível, evite lavar na lavadora ou utilize um programa de lavagem para roupas muito delicadas. Não use amaciante, pois isso pode reduzir bastante a qualidade do tecido elástico.
As mesmas recomendações valem para os calçados de verão, como chinelos, sandálias de plástico etc. – retire o sal e o cloro dos calçados lavando-os com água da torneira após o uso e, se possível, mantenha-os longe da luz solar direta.

Os chapéus de palha, outro item obrigatório na praia, também precisam de cuidados, e eles são um pouco delicados. Com o uso, todo chapéu de palha acaba ficando (pelo menos um pouco) sujo. Mas antes de arregaçar as mangas e limpá-lo, você deve descobrir com que tipo de palha está lidando. Nem todas as palhas são iguais e as diferentes palhas (shantung, Panamá, ráfia, cânhamo, junco, Toyo...) possuem níveis diferente de durabilidade e resistência à água. Verifique se o seu chapéu tem uma etiqueta que informa se ele pode ser limpo com água. Se não tiver, preste atenção à rigidez da trama. Uma trama mais frouxa provavelmente não é tão resistente quanto uma trama mais apertada.

A limpeza de um chapéu de palha deve começar com um pano limpo e seco. Limpe toda a sujeira, poeira e resíduos que estiverem na superfície. Se o seu chapéu for claro, use um pano branco. Para um chapéu escuro, você também pode usar um pano mais escuro. Se a sujeira exigir mais do que apenas uma limpeza superficial rápida, você pode usar um pano limpo e úmido. Você também pode usar uma pequena quantidade de detergente e água para fazer a limpeza, mas nesse caso, recomendamos que você experimente primeiro em uma pequena área do chapéu e certifique-se de que pode continuar sem problema. Ao usar um pano úmido para fazer a limpeza, você deve seguir uma direção circular ou o sentido anti-horário para evitar danificar o padrão da trama. A última etapa é a mesma para todos os itens e acessórios de verão - seque-o ao ar livre em uma área fresca, longe da luz solar direta.

O Refrigerador Gorenje Retro Special Edition, inspirado na lendária van T1 da Volkswagen, mais conhecida como “Kombi”, sem dúvida evocará uma sensação dos anos 50 com sua cor azul-claro e bordas suaves e arredondadas. Além de dar um toque retrô à sua casa, ele vai conquistar seu coração com sua praticidade e o que há de mais moderno em tecnologia, tornando-se um item indispensável na sua cozinha. 

Você também pode gostar: