fechar
...

Os eletrodomésticos podem gerar economia?

CASA
18.1.2021
Você poderia - e em quanto - reduzir a conta de luz se substituísse os eletrodomésticos de grande porte por aparelhos novos e eficientes? Quando o investimento teria retorno? Nós investigamos.

Os eletrodomésticos são consumidores de eletricidade típicos. Alguns deles ficam ligados constantemente (refrigerador, freezer), por isso consomem muita energia. Na hora de comprar aparelhos novos, vale a pena escolher os que pertencem a uma classe energética mais elevada. Normalmente, eles são um pouco mais caros do que os normais e menos eficientes, mas, com o consumo menor de energia, o investimento compensa e geralmente se paga em apenas alguns anos.

Os maiores consumidores de energia, os quais uma família não pode ficar sem, são o refrigerador e o freezer, assim como a lava-louças e o forno. Se você dispensasse a lava-louças, por exemplo, a única coisa que aconteceria seria um aumento considerável no consumo de energia e na conta de luz, pois lavar a louça à mão é até quatro vezes menos eficiente.

O consumo de eletricidade depende da eficiência de cada aparelho e está indicado na etiqueta de energia. Certamente, a eficiência também é influenciada pelo tamanho, idade e método de uso do aparelho.

Usando dados brutos de preços de eletricidade, calculamos quanto aproximadamente você poderia reduzir sua conta de luz se substituísse os eletrodomésticos antigos e que desperdiçam energia pelos aparelhos mais eficientes do mercado.

Como economizar centenas de Reais - anualmente

Suponha que você tenha em sua casa todos os grandes consumidores de energia, a saber, refrigerador, lavadora de roupa, secadora de roupa, freezer, forno e lava-louças. Se todos eles tiverem dez anos de idade ou mais, provavelmente pertencem a classes energéticas piores. De acordo com o consumo médio anual de aparelhos individuais, podemos estimar que seu consumo total de energia é de cerca de 3.000 kWh por ano. Convertendo isso em custo de eletricidade, dependendo do país e do fornecedor de energia elétrica específicos, o valor é de algumas centenas de Reais. Na terra natal de Gorenje, a Eslovênia, no coração da Europa, esse consumo seria de cerca de 450 euros por ano, ou aproximadamente R$ 2.915,00*.

A troca de todos esses aparelhos por versões energeticamente mais eficientes reduziria o consumo total para cerca de 1.650 kWh de eletricidade por ano, ou cerca de 250 euros por ano (aproximadamente R$ 1.620,00*). 

Faça as contas - duas vezes

Economizar algumas centenas de Reais por ano parece bom. Mas, para obter essa economia, é preciso primeiro investir. 

Faz mais sentido substituir primeiro o refrigerador e o freezer antigos, pois eles desperdiçam de três a quatro vezes mais energia do que os modelos atuais mais eficientes. O próximo da fila deve ser o forno, pois ele se enquadra na categoria dos maiores consumidores de eletricidade entre os eletrodomésticos - principalmente se você o utiliza diariamente.

Nesta comparação, desconsideramos todas e quaisquer outras vantagens que os aparelhos modernos possam ter, portanto, leve-as em consideração ao comprar novos itens.

Ordem e disciplina também proporcionam economia

No entanto, você sempre pode economizar um pouco de dinheiro, não importa o quão eficientes sejam seus aparelhos, se você os usar e mantiver de maneira adequada. 

* cotação de 5/2/2021, via www.bcb.gov.br/conversao
Plenamente qualificada para fazer o seu trabalho.

As novas lava-louças da Gorenje são inspiradas no estilo de vida moderno. Flexíveis para cumprir qualquer tarefa, elas foram criadas com a dinâmica do dia-a-dia em mente.Elas se adaptam completamente a todas as suas necessidades e oferecem diferentes funções, além de um interior totalmente ajustável e adaptável. A grande variedade de recursos dará a você mais tempo para aproveitar as coisas mais importantes da vida.

Você também pode gostar: