5 passos para escolher a coifa ideal

CASA
4.1.2017

1. Que modelo escolher?

As coifas de cozinha possuem uma grande variedade de design, materiais e tipos. Dependendo da disposição e do estilo da sua cozinha, dos armários acima das bancadas, do tipo do seu fogão e da sua preferência, você pode escolher entre diversos modelos.

As coifas de parede (1) são simplesmente anexadas à parede e existem em vários tamanhos, estilos e acabamentos para atender quase todo tipo de cozinha. Os modelos verticais são práticos para pessoas mais altas e oferecem muitas opções de design.

As coifas de ilha (2) são suspensas pelo teto diretamente sobre uma ilha de cozinha e são a melhor maneira de extrair vapor e odores quando você tem um cooktop em uma ilha.

As coifas de teto (3) são as soluções mais elegantes para cozinhas modernas sem armários de parede. Para ter os melhores resultados e um funcionamento quase completamente silencioso, estas coifas devem ter o motor instalado fora da cozinha (adequada para proprietários de casas).

As coifas telescópicas (4) são as que ocupam o menor espaço, pois são retráteis para dentro ou abaixo de um armário de cozinha. Esta forma simples de coifa é instalada diretamente sobre a área de cozimento e geralmente deixa espaço para um pequeno armário. Antes de ser ligada, a coifa é puxada para fora. Após o uso, ela é simplesmente fechada ou colocada de volta na posição inicial.

As coifas embutidas (5) possuem diferentes variedades. Você pode efetivamente “escondê-las” e, assim, simplificar sua cozinha. Isso pode ser feito em um armário, no teto ou em uma bancada, o que, por sua vez, permite que você coloque o fogão em frente a uma janela da cozinha.

2. De que capacidade você precisa?

Que capacidade uma nova coifa deve ter? Isso depende, em grande parte, do tamanho da cozinha. Uma boa regra geral é que a coifa deve ser capaz de trocar todo o ar do ambiente de 10 a 20 vezes por hora. Por exemplo, se uma cozinha mede 4 x 4 m e tem uma altura máxima de 2,5 m, a coifa deve evacuar aproximadamente 400-800 m3 de ar por hora.

Sempre haverá um pouco de perda de pressão durante a instalção da coifa. E é por isso que é importante observar as seguintes regras:

  • Sempre observe o diâmetro (Æ) do duto recomendado pela coifa; o diâmetro é especificado no duto.
  • Sempre que possível, use dutos lisos para minimizar a resistência do ar.
  • Tente fazer a instalação o mais curta possível e com a menor quantidade possível de curvas nos dutos.
  • É melhor ter curvas suaves no duto, ao invés de curvas acentuadas, de modo que o ar possa passar sem impedimento, minimizando a perda de pressão.

3. Qual é a dimensão do seu cooktop?

A largura das coifas geralmente é igual à do cooktop. A distância recomendada entre o cooktop e a coifa é de 65-75 cm, mas pode ser menor, dependendo do cooktop.

4. Como eliminar o vapor e os odores?

Quando se trata da instalação de uma coifa, existem dois tipos diferentes a serem considerados: coifas com extração de ar (coifas modo exaustor) ou coifas com recirculação de ar (coifas modo depurador).

Coifa modo exaustor: estas coifas aspiram as fumaças do cozimento e retêm as partículas de gordura suspensa nos filtros metálicos ao mesmo tempo que expelem os odores para o exterior do ambiente através do duto instalado na saída. Se a sua cozinha possibilitar a instalação da coifa no modo exaustor, este é o sistema mais eficaz pois permitirá a utilização da força máxima de sucção da coifa.

Coifa modo depurador: Se a sua cozinha não possibilitar instalar um duto para extração do ar, então a instalação da coifa no modo depurador pode ser outra opção. A coifa instalada no modo depurador, o ar é extraído e passa por um filtro  de carvão, responsável por remover os odores e vapores do cozimento e o ar limpo retorna para o ambiente por aberturas existentes na capa (ou telescópio) da coifa. Estas coifas são fáceis de instalar e normalmente são usadas em apartamentos, onde a instalação no modo exaustor não é possível.

5. Motor externo ou interno

Qual é a melhor opção - um motor interno ou externo? Se você optar por um motor externo, ele terá que ser montado na parte superior ou do lado de fora da casa ou edifício. Os motores externos geralmente têm maior capacidade de extração e sua maior distância da coifa significa que o nível de ruído dentro da cozinha é menor. O nível de ruído pode ser reduzido ainda mais fazendo-se o isolamento o motor.

Esperamos que estes 5 passos simplifiquem a escolha da coifa ideal e eliminem o stress – por uma vida simplificada, Life Simplified!

Uma ajuda vinda de cima: Coifas

As coifas Gorenje são dois em um, já que são ferramentas tecnologicamente avançadas sob a forma de objetos de design incríveis. Elas são uma companhia perfeita para um estilo de vida moderno - contribuem para um ambiente mais saudável, removem com eficiência os maus cheiros e trabalham silenciosamente e de maneira confiável. As coifas Gorenje são feitas de materiais de alta qualidade e oferecem a melhor experiência para o usuário ao cozinhar, limpar ou simplesmente observar.

Você também pode gostar: