fechar
...

5 Coisas que você deve ter em mente ao montar uma cozinha

CASA
10.9.2020
Ao montar uma nova cozinha, você precisa ter calma e pensar nas necessidades e no estilo de vida da sua família, pois as novas aquisições farão parte do seu dia a dia pelo menos pelos próximos dez anos. 

A cozinha é o centro da ação familiar - desde preparar jantares de Natal, lavar os pratos dos seus pequenos e fazer deliciosos cafés da manhã até as tentativas frustradas de preparar novos pratos vanguardistas, sejam as experiências boas ou ruins, tudo isso constitui o sabor da vida.

Por isso, é preciso pensar no design de uma nova cozinha de maneira sensata e responsável. Pense no estilo que mais combina com você: por exemplo, você gosta de relembrar os bons e velhos tempos, dando um toque retrô à sua cozinha, ou é fã do minimalismo moderno? Aqui estão 5 dicas fundamentais que você precisa ter em mente ao planejar e adquirir uma nova cozinha, desde a escolha do refrigerador até a seleção da cor dos pratos.

1. O tamanho da sua casa

Definitivamente, você deve adaptar sua cozinha ao tamanho da sua casa ou apartamento, pois é assim que você evitará os piores erros no que diz respeito ao mobiliário. Para um apartamento pequeno, escolha móveis em cores claras, pois eles levam mais luz para o espaço e, assim, aumentam opticamente o ambiente.

Para quem tem uma casa que pode acomodar confortavelmente uma cozinha grande, pense em uma ilha de cozinha como uma peça muito prática do mobiliário e layout da cozinha, pois ela proporciona liberdade de movimento e espaço suficiente para preparar grandes refeições e celebrações. Em uma cozinha grande, você também pode incorporar refrigeradores de tamanho maior, como os refrigeradores side-by-side, que permitem armazenar quantidades maiores de alimentos frescos.
Se sua cozinha for arejada e tiver janelas grandes, desaconselhamos elementos brilhantes, porque os reflexos do sol podem incomodar e, além disso, o ambiente pode ficar muito quente durante os meses de verão. Em vez disso, opte por acabamentos foscos.

2. Como escolher o estilo da sua cozinha

Recomendamos que você planeje sua cozinha no mesmo estilo estético que os demais espaços da sua casa para criar um visual uniforme, que seus visitantes também perceberão e apreciarão. Se você adora o design moderno e o minimalismo, então monte também sua cozinha neste estilo. As cozinhas modernas têm como característica cores sutis, geralmente uma combinação de preto e branco com acabamentos metálicos.
As cozinhas retrô também estão se tornando cada vez mais populares e nelas, podemos colocar um pouco mais do nosso toque pessoal, porque este tipo de design é baseado no destaque dos detalhes, mobiliário marcante e um refrigerador vistoso, que chame a atenção.

Talvez você tente se conter porque não quer ficar preso ao século passado. Mas na verdade, não há com o que se preocupar, porque existem muitos métodos para combinar o estilo retrô com o conforto moderno. Você pode usar um único elemento desse estilo na sua cozinha, como o refrigerador Gorenje Retro, e isso já dará um ar retrô ao ambiente.

3. Cores, formas e materiais

As cozinhas em preto e branco e madeira são sempre as favoritas e, provavelmente, você não se cansará dessas combinações tão cedo. Antes de escolher uma cor, recomendamos que você se pergunte se ainda vai apreciar aquele estilo dentro de alguns anos. Talvez, no futuro, você se canse daquelas paredes verdes que estão na moda hoje, então, escolha tons neutros e relaxantes, porque você sempre pode incrementar e alegrar o ambiente escolhendo cadeiras e acessórios de cozinha coloridos, que são muito mais fáceis de substituir do que o mobiliário e eletrodomésticos da cozinha inteira.

4. Como escolher os eletrodomésticos

Não se esqueça de que os elementos cruciais para preparar refeições saborosas são, na verdade, os eletrodomésticos, como forno, cooktop, lava-louças e refrigerador - você quer um embutido ou um de instalação livre? O refrigerador é o coração da cozinha, porque mantém todos os alimentos perecíveis frescos e, por isso, merece uma atenção especial de sua parte. Certifique-se de posicionar o refrigerador em um local que permita o acesso adequado a ele - em vez de colocá-la em um canto, permita que ele ocupe o centro do palco na sua cozinha.

5. Toques finais

O tamanho da sua família é o que mais terá influência na escolha da sua cozinha. Se você tem filhos, as superfícies brilhantes não são uma boa ideia, porque provavelmente você terá que limpar constantemente as impressões digitais e marcas de mãos. Se você cozinha várias vezes ao dia, monte uma bancada de trabalho grande e compre um refrigerador espaçoso para armazenar todos os alimentos.

Se, no entanto, você come fora a maior parte do tempo e só cozinha em casa ocasionalmente, então pense se você realmente precisa de uma cozinha grande. Se você gosta de plantas e ervas frescas, você pode organizar seu próprio cantinho verde, onde poderá facilmente pegar um raminho de manjericão ou de salsinha fresca quando precisar e, ao mesmo tempo, dar mais vida para o ambiente. A escolha é sua - você só precisa se certificar de sempre dar ouvidos aos seus desejos e necessidades.
Existe uma grande variedade de opções no mercado, então, ao montar uma nova cozinha, tenha em mente estes cinco passos fundamentais para evitar uma escolha ruim ao selecionar um estilo ou design que, em poucos anos, não irá mais gerar a atmosfera que você deseja. Lembre-se que sua futura cozinha deve proporcionar energia positiva e alegria para você, pois isso vai inspirá-lo e ajudá-lo a preparar refeições ainda mais deliciosas!

Eletrodomésticos Gorenje by Ora ïto - magicamente simples, simplesmente bonitos

Descubra a coleção de eletrodomésticos Gorenje by Ora ïto, projetada de acordo com o conceito de “simplexity” de ïto, que se traduz em criar uma harmonia entre a complexidade das funções e a simplicidade de uso. Disponível em preto ou branco e caracterizada por elementos elegantes e minimalistas, a linha de eletrodomésticos Gorenje by Ora ïto realça visualmente qualquer cozinha. 

Você também pode gostar: