Você comprou o melhor abacate, encheu a geladeira de couve e fez um estoque de superalimentos. Mas você sabe como aproveitar ao máximo os nutrientes da sua alimentação saudável?
1. Quanto menor a viagem até a sua mesa, melhor! A maior perda de vitaminas e minerais nos legumes, frutas e verduras ocorre no período que se passa entre o momento em são colhidos e a ingestão. É por isso que é melhor optar por alimentos cultivados localmente – da sua própria horta, quando possível, ou produzidos em uma fazenda próxima.
2. Geladeira vs. temperatura ambiente? Embora possa parecer uma escolha mais segura, manter os alimentos no refrigerador nem sempre é a melhor opção. Tomates, batatas, cebolas e alho devem ser mantidos à temperatura ambiente. O mesmo vale para todas as frutas tropicais, incluindo banana.
3. Não tenha medo do freezer. Quando você sabe que não vai usar o alimento imediatamente, é melhor congelá-lo. As frutas e legumes congelados retêm mais vitaminas e minerais do que os que ficam armazenados no refrigerador ou à temperatura ambiente. Você também pode estender o sabor das ervas frescas e seus benefícios para a saúde ao cortá-las e congelá-las em cubos de gelo.