Como maximizar o valor nutricional dos alimentos

ALIMENTAÇÃO
15.5.2018

Você comprou o melhor abacate, encheu a geladeira de couve e fez um estoque de superalimentos. Mas você sabe como aproveitar ao máximo os nutrientes da sua alimentação saudável?

1. Quanto menor a viagem até a sua mesa, melhor! A maior perda de vitaminas e minerais nos legumes, frutas e verduras ocorre no período que se passa entre o momento em são colhidos e a ingestão. É por isso que é melhor optar por alimentos cultivados localmente – da sua própria horta, quando possível, ou produzidos em uma fazenda próxima.

2. Geladeira vs. temperatura ambiente? Embora possa parecer uma escolha mais segura, manter os alimentos no refrigerador nem sempre é a melhor opção. Tomates, batatas, cebolas e alho devem ser mantidos à temperatura ambiente. O mesmo vale para todas as frutas tropicais, incluindo banana.

3. Não tenha medo do freezer. Quando você sabe que não vai usar o alimento imediatamente, é melhor congelá-lo. As frutas e legumes congelados retêm mais vitaminas e minerais do que os que ficam armazenados no refrigerador ou à temperatura ambiente. Você também pode estender o sabor das ervas frescas e seus benefícios para a saúde ao cortá-las e congelá-las em cubos de gelo.

4. Cozido ou cru? Se quiser maximizar os nutrientes dos alimentos, você deve saber quais são melhores quando consumidos crus (como brócolis ou rúcula) e quais são melhores quando consumidos cozidos (como aspargos, feijões e batatas).

5. Use a tecnologia. Para garantir que os alimentos se mantenham o mais nutritivo possível, a tecnologia pode ser muito útil. Procure por gavetas de verduras  equipadas com uma luz especial e um mecanismo para a regulação da umidade, o que irá garantir que suas frutas, legumes e verduras permaneçam frescos por um longo período de tempo e retenham níveis mais altos de minerais e vitaminas.

Guardiões de vitaminas: Refrigeradores IonGeneration

Embora não sejam utilizados para cozinhar, os refrigeradores Gorenje são o coração de toda cozinha. Eles são encarregados de uma missão simples - assegurar que seu alimento favorito esteja sempre disponível. Mas os refrigeradores Gorenje podem fazer muito mais. Eles possuem tecnologias inteligentes para imitar as condições semelhantes às encontradas na natureza, o que mantém os alimentos frescos, saborosos e cheios de nutrientes vitais por mais tempo.


Você também pode gostar: