Perguntas mais frequentes

Coifas

1. As coifas Gorenje podem funcionar como exaustor ou depurador. Qual é a diferença entre esses dois modos de funcionamento?
Quando a coifa é instalada como depurador, ela irá filtrar o ar da cozinha retendo a gordura e os odores, mas devolvendo esse mesmo ar para o ambiente. Quando instalada como exaustor, a coifa irá retirar a fumaça, gordura e o calor da cozinha e, através de um duto ligado ao exterior, renovará totalmente o ar do ambiente.

2. Qual é a capacidade de vazão das coifas Gorenje? 
A maioria das coifas Gorenje têm capacidade entre 600 m3/h e 800m3/h, alguns modelos no entanto, tem capacidade de 1000m3/h ou mais.
“Como um membro do CECED temos a declarar apenas os valores reais, medidos de acordo com a norma IEC 61591. Esta norma define a capacidade de medição com potência máxima e nível de ruído na potência máxima”
Como reconhecer isso?
  Por exemplo: Coifa da Gorenje - DT9545AX-BR
  Potência de entrada / velocidade IV: 232W
  Fluxo de ar por extração na velocidade 4: 697 m3/h

3. Como calcular a capacidade da coifa?
Capacidade da coifa em m3/h é de acordo com o volume do local ventilado, o exaustor deve ser capaz de alterar o volume de ar no local 10 vezes por hora.
C = V x 10 / h
  Onde:
  V (volume local) = Y * Z * X
  C – capacidade da coifa em metros cúbicos por hora

4. O que é o CECED?
CECED - European Committee of Domestic Equipment Manufacturers (Comitê Europeu de Fabricantes de Equipamentos Domésticos).
Em 1958, o CECED foi fundado através de uma iniciativa dos europeus ocidentais em Associações Nacionais. Em 1997, CECED estabeleceu um escritório permanente em Bruxelas para melhor representar a indústria cara-a-cara perante instituições europeias. O CECED também começou a oferecer participação direta de empresas individuais no mesmo ano. Em 1999, CECED simplificou sua organização e estabelecer a estrutura que permanece até hoje.
Hoje, o CECED conta 18 membros diretos e 26 associações nacionais que representam 23 países. O CECED promove missão da indústria para aumentar o desempenho aparelho, reduzindo seu impacto sobre o meio ambiente.

5. Como posso melhorar o ar da minha cozinha limpo, sem odores, fumaça e gordura?
Recomendamos ligar a coifa pelo menos 05 minutos antes de iniciar o cozimento, e desligá-la somente 10 minutos após o término do cozimento.

6. Qual a diferença entre os filtros metálicos e os filtros de carvão da coifa? Como e quando devo limpa-los?

Filtros metálicos:
Os filtros metálicos têm como função reter as partículas de gordura em suspensão e devem ser retirados e lavados uma vez por mês com detergentes não agressivos. O filtro pode ser lavado manualmente ou em máquina de lavar louça a baixas temperaturas e com ciclo breve. O filtro metálico para a gordura pode perde cor com as lavagens na máquina da louça, mas suas características de filtração não se alteram.

Filtros de carvão ativo:
Estão presentes na coifas com função depurador, onde não há saída por duto para fora do ambiente. Ele retém os odores desagradáveis produzidos durante a preparação de alimentos.
O filtro de carvão pode ser lavado de dois em dois meses em água quente e detergentes adequados ou em máquina de lavar louça a 65 °C (para a lavagem em máquina, utilize o ciclo completo sem colocar outra louça na máquina). Tire a água em excesso tomando cuidado para não estragar o filtro. Em seguida deixe-o secar completamente no forno durante 10 minutos a 100 °C. Substitua o filtro a cada 3 anos e sempre quando notar sinais de danos no tecido.

Fornos

1. Qual a quantidade de funções dos fornos Gorenje?
Linha Pininfarina – 10 funções manuais, 9 funções pré-programadas de fábrica, receitas pessoais, sonda de carne, timer, trava pra criança, iluminação dupla.
Linha Ora-Ito – 10 funções manuais, 13 funções pré-programadas de fábrica, 3 opções de memória, sonda de carne, timer, trava pra criança, iluminação.
Linha Karim Rashid – 10 funções manuais, 13 funções pré-programadas de fábrica, 3 opções de memória, sonda de carne, timer, trava pra criança, iluminação.
Linha Pure vapor – 8 funções
Linha Pure grande 79 litros – 12 funções
Linha Pure (BO 6103 AX) – 7 funções
Linha Pure (BO 7310 AX) – 10 funções
Linha Pure (BO 7510 AX) – 11 funções
Linha Pure (BO 8730 AX) – 10 funções manuais, 13 funções pré-programadas de fábrica, 3 opções de memória, sonda de carne, timer, trava pra criança, iluminação.

2. Qual tipo de material usado na porta dos fornos? Por exemplo, o “304” é o mais procurado porque tem menos probabilidade de oxidação.
A Gorenje utiliza pó metálico pintado, metal esmaltado, às vezes, alumínio e aço inoxidável. Todos eles são resistentes à corrosão para que você possa facilmente oferecer isso para as pessoas em áreas úmidas.

3. Qual o isolamento das paredes internas dos fornos Gorenje?
A Gorenje usa lã de rocha.

Cooktops

1. Qual a temperatura da zona de “aquecimento” ou “aquecedor de pratos” dos cooktops que possuem essa área (Pininfarina e Pure)?
Cooktop Gorenje Pininfarina vitrocerâmico: cerca de 70°C.
Cooktop Gorenje Pure Line vitrocerâmico: o aquecedor de pratos aquece lentamente até cerca de 100°C.
O aquecedor de pratos serve para manter quentes as preparações que acabou de cozinhar, mas não convém para o cozimento ou o aquecimento de alimentos frios.
Portanto, é necessário ter cuidado em não se queimar e tenha o cuidado para não pousar no “aquecedor de pratos” objetos sensíveis ao calor.

2. O que é o Cooktop de indução?
Informações básicas sobre o princípio de funcionamento de placas de indução:
•  A tecnologia de indução permite o aquecimento somente na superfície do fundo panela, enquanto a superfície de placa permanece relativamente fria.
•  Sob a superfície da placa de cozinhar existe uma bobina, que gera um campo magnético alternativo. Este campo magnético atua somente no fundo da panela e começa a aquecer instantaneamente.

3. Quais panelas são indicadas para os cooktops vitrocerâmico e indução?
VITROCERÂMICO - pode usar qualquer tipo de panela, inclusive a panela de pressão..
INDUÇÃO - As panelas precisam ter um fundo ferromagnético, que permite estabelecer um campo magnético e consequente aquecimento do fundo das mesmas em contato com a placa. Para saber que tipo de panela é adequado para o cooktop de indução, use um imã para verificar. Se o ímã ficar retido no fundo da panela, ela é própria para uso na placa de indução. Preste atenção nestas informações quando for comprar as panelas, informando ao usuário qual tipo de panela é adequado para cozinhar em cooktop de indução. Existem também as panelas exclusivas para cooktop de indução.
   
4. Como escolher o cooktop adequado para o tipo de gás disponível em minha cozinha?
Os cooktops Gorenje podem ser ajustados para funcionar com os dois tipos de gás – GLP ou natural. Basta, para isso, que o técnico autorizado substitua algumas poucas peças e faça uma rápida regulagem.

5. Caso acabe o gás, como o cooktop vai reagir? 
Os cooktops Gorenje possuem um dispositivo que interrompe a passagem do gás para cada queimador em caso de a chama se apagar acidentalmente (são as válvulas conhecidas como válvulas de segurança).

6. O que devo fazer quando líquidos ou outros alimentos derramarem sobre a mesa do cooktop?
Se açúcar ou alimentos açucarados cairem na superfície quente, limpá-la imediatamente. O açúcar e os alimentos adocicados podem danificar irremediavelmente a superfície vitrocerâmica. Por esta razão, remover imediatamente com uma espátula o açúcar e os alimentos adocicados caídos no fogão, mesmo se o elemento aquecedor ainda estiver quente.
A superfície vitrocerâmica aquecida deve ser limpa regularmente após cada utilização, caso contrário o mais pequeno resíduo pode ficar carbonizado na superfície quente durante a utilização seguinte.
Utilize regularmente produtos de limpeza destinados especialmente à vitrocerâmica. Estes produtos formam uma camada protetora contra a água e os salpicos que poderão ser  facilmente eliminados. Limpe o pó ou os eventuais depósitos da superfície vitrocerâmica, bem como a do fundo dos recipientes antes de cada utilização, pois podem danificar a superfície.

Dominós

1. Que tipo ou tipos de dominós posso instalar em conjunto em minha cozinha?
Posso instalar um dominó a gás ao lado de um vitrocerâmico, por exemplo?
Desde que sejam respeitadas as medidas e demais condições de instalação previstas nos manuais, os dominós Gorenje podem ser instalados em conjunto na combinação desejada. E podem ainda ser instalados em conjunto com cooktops ou fornos, elétricos ou a gás, desde que - novamente - sejam respeitadas as medidas de nichos, localização de pontos de energia (e disponibilidade de carga) e de gás e também de ventilação da cozinha previstas no manual.

2. Que tipo de panelas posso utilizar em meu dominó vitrocerâmico (elétrico)?
Para um bom rendimento de seu Dominó Vitrocerâmico e também para que os discos tenham uma vida útil mais longa, recomendamos que você utilize somente panelas apropriadas para placas elétricas - com o fundo reforçado e perfeitamente plano. As panelas devem ter diâmetro igual ou ligeiramente maior do que o do disco em que serão apoiadas. Não utilize panelas com o diâmetro menor que o do disco elétrico: quando isso acontece, os cabos das panelas são expostos ao calor excessivo e podem derreter ou queimar suas mãos. Não utilize tampouco panelas de alumínio fino: elas podem não resistir à potência dos discos do Dominó e derreter.

Refrigeradores

1. Até qual temperatura vão os freezers e geladeiras de cada modelo?
Parte da geladeira = +3oC a +8oC.
Nos modelos com gavetas Zero´n´Fresh dentro da geladeira, a temperatura nessa gaveta é perto de 0oC.
Parte do congelador/freezer = -16oC a -24oC

2. O que são “compressores”?
Compressores é o sistema de refrigeração dos refrigeradores com freezer. 
Existem 3 tipos:
 1 Compressor: Funciona em ambas as partes (geladeira e freezer) quando o refrigerador for ligado/desligado.
 1 Compressor com válvula: A geladeira pode ser desligada separadamente enquanto o freezer ainda funciona. A situação contrária não é permitida.
 2 Compressores: Geladeira e freezer podem ser desligados separadamente.

Lava-louças

1. Quais as funções inovadoras da lava-louças Gorenje?
  Para a lava-louças Gorenje, podemos destacar 3 funções:
  a) Programa auto 60°C-70°C: a máquina reconhece o tipo de sujidade e adequa os parâmetros e as fases de lavagem de maneira automática.
  b) Higienização: inclui um enxágue adicional frio e, em seguida, promove um enxágue quente a 70°C, permitindo um efeito de esterilização, sendo que 99,9% das bactérias desaparecem.
  c) TOTAL AQUASTOP – PARADA TOTAL DA ÁGUA: Os sensores da parte inferior da máquina de lavar louça cortam o fornecimento de água se um vazamento for detectado. Além disso, a bomba de drenagem está ativada, para drenar a água para fora do aparelho. 100% de Proteção contra inundações.

2. A lava-louças Gorenje possui higienização da louça?
Nas lava-louças Gorenje temos higienização que inclui um enxágue adicional frio e, em seguida, promove um enxágue quente a 70°C, permitindo um efeito de esterilização, sendo que 99,9% das bactérias desaparecem.
Na lavagem manual esse resultado eficiente de higienização não é possível, pois germes e bactérias ficam acumulados em esponjas, panos de prato e pia.

3. Qual o consumo de energia nas lava-louças Gorenje?
A Gorenje respeita o desenvolvimento sustentável e produz aparelhos de baixo consumo energético e de água. Nas lava-louças Gorenje, o consumo de energia é até 30% menor em comparação com a classe energética A e consome, em média, 8,5 litros de água por ciclo, na máquina de 13 serviços. As nossas lava-louças usam menos água por ciclo do que o equivalente necessário para a lavagem, porque elas reciclam a água durante o processo de lavagem.

4. Qual o nível de ruído das lava-louças Gorenje?
As lava-louças Gorenje operam com um nível de ruído declarado de 41 dB – equivalente a uma conversa tranquila entre duas pessoas. A maioria dos modelos estão operando em níveis de som de 44dB a 49 dB.  Isso é alcançado através de: isolamento acústico especial, motor eficiente completo com um suporte feito de material de alta qualidade e sistema de lavagem com design inovador.

5. Quantos serviços possuem a lava-louças Gorenje?
A lava-louças Gorenje disponibiliza um modelo de 13 serviços que atende muito bem a demanda por lava-louças.

6. É verdadeiro afirmar que lavar a louça na lava-louças é mais econômico que lavar na pia?
Sim é verdadeira, desde que a carga da lava-louças esteja completa. A Sabesp tem estudos a respeito disso.